Plastico Brasil
NotíciasPlástico

FMA promoveu ações que contribuem para a limpeza de praias

Iniciativa tem o objetivo de retirar resíduos descartados de maneira incorreta

Sustentabilidade é um assunto que vem ganhando grande repercussão na sociedade. No terceiro trimestre deste ano, cerca de 250 pessoas estão espalhadas pela praia da Cinelândia, em Aracaju, com objetivo de recolher o máximo de lixo deixado pelos visitantes. Esta mobilização é conhecida como Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, recolhendo mais de 134 Kg de resíduos.

A ação é realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) há cinco anos na capital. O recolhimento durou cerca de duas horas e teve 130 Kg de plásticos e 4 Kg de vidro recolhidos, além de quase 2 mil bitucas de cigarro.

Segundo a diretora-presidente da instituição, Jociery Parente, o plástico é um dos materiais mais encontrados nas areias da praia, com isso a ação tem como foco o plástico descartado de modo incorreto, que é um dos maiores problemas para a saúde dos animais marinhos, que confundem o lixo com alimento. A FMA também é responsável por cuidar de espécies como tartarugas-marinhas, baleias, peixes-boi, entre outros.

Entre os produtos mais encontrados, está o canudo de plástico, que tem sido considerado o vilão dos mares. De acordo com Jociery, os canudos têm, em média, uma vida útil de 15 minutos e durabilidade de 500 anos na natureza. Por isso, a fundação começou a comercializar canudos de metal para que possam ser reutilizados e não descartados incorretamente.

Quer receber notícias exclusivas do setor plástico? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo de qualidade.

Tag

Artigos relacionados