Super Finishing
NotíciasPlástico

Fique por dentro das orientações sobre a Copa do Mundo

Sindicatos apresentam alternativas para folgas em dias de jogos do Brasil

A Copa do Mundo da Rússia começou no dia 14 de junho e, logo na primeira fase do mundial, a Seleção Brasileira tem jogos previstos nos dias 17 (domingo, às 15h), 22 (sexta-feira, às 9h) e 27 (quarta-feira, às 15h). Caso seja classificada para as oitavas de final, pode atuar em julho, no dia 2 (segunda-feira, às 11h) ou 3 (terça-feira, às 11h). Em hipótese de avançar às quartas de final, as partidas estão previstas para os dias 6 (sexta-feira, às 15) ou 7 (sábado, às 11h).

Caso a Seleção Brasileira chegue às semifinais, os compromissos serão nos dias 10 (terça-feira, às 15h) ou 11 (quarta-feira, às 15h). Se houver classificação para a decisão do terceiro lugar, o jogo será no dia 14 (sábado, às 11h e, se chegar à disputa do título, o Brasil entrará em campo no dia 15 (domingo, às 12h).

Alguns sindicatos proporcionam as melhores opções para seus colaboradores neste período. Um destes sindicatos é o Simplás, que de acordo com a consultoria jurídica, existem quatro possibilidades de gestão de folgas de trabalhadores no período da competição. Veja a seguir:

  • Utilizar mecanismo de banco de horas, conforme regra prevista e detalhada na cláusula 27ª da Convenção Coletiva. Para aplicação da medida, os advogados do sindicato sugerem votação na empresa, sem a necessidade da participação do sindicato laboral que, no entanto, deve ser comunicado com cinco dias de antecedência;
  • Dispensar os trabalhadores e descontar as horas paradas, mediante votação e aprovação prévia, com acompanhamento do sindicato laboral;
  • Compensar as horas não trabalhadas em datas pré-definidas. Também existe a necessidade de votação e participação do sindicato laboral e,
  • Negociar a compensação das horas paradas, mantendo expediente até mais tarde no final do dia. Também necessita de votação e acompanhamento do sindicato laboral.

Para as opções previstas nos três últimos itens, a consultoria jurídica do Simplás sublinha que será necessário elaborar uma ata da votação, contendo a proposta, o número de empregados votantes, com as respectivas assinaturas e o resultado do pleito.

Acompanhe nosso portal e fique por dentro das novidades do setor. Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado com qualidade!

 

Tag

Artigos relacionados