IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Fatores que impulsionam a inclusão de práticas ESG nas empresas

Empresas que adotam ESG atraem investimentos e devem demonstrar compromisso genuíno com sustentabilidade. Transparência, metas claras e participação ativa são essenciais para se destacar

Fatores que impulsionam a inclusão de práticas ESG nas empresas

O conceito de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) está ganhando destaque nas agendas corporativas. Assim, se tornando um componente fundamental dos planos estratégicos das empresas.

Entre os motivos da inclusão da ESG nas práticas empresariais, estão fatores como a conscientização, demandas dos consumidores e até mesmo legislações que exigem a ação. 

Leia mais:

Porém, outras razões também influenciam sua prática, já que esses pilares estão tornando-se valorizados no mercado financeiro. Assim, atraindo maiores investimentos. 

A pesquisa Global Reporting and Institutional Investor Survey, realizada pela Ernest & Young, entrevistou mais de mil líderes financeiros e 320 investidores. 99% dos afirmaram usar as informações sobre ESG divulgadas pelas empresas como parte de suas decisões de investimento.

Apesar de os investidores estarem continuamente em busca de oportunidades, para se tornar reconhecida como uma empresa responsável, sustentável e transparente, é necessário implementar algumas ações.

Tais como manter uma comunicação ativa com os investidores em reuniões e conferências, emitir relatórios sobre iniciativas voltadas para questões ambientais e de governança. Bem como, participar de eventos sobre o assunto e promover divulgações nas redes sociais.

Vale ressaltar que aqueles que conseguem atrair investimentos por meio da comprovação de suas iniciativas ESG precisam se submeter a consultas e monitoramento constantes. 

No entanto, as empresas que estão iniciando ações em ESG podem encontrar dificuldades de implementar os três pilares rapidamente. 

Também é importante enfatizar que, mesmo que a busca por investimentos seja o foco, o compromisso social dos empreendedores precisa ser o compromisso real com questões ambientais, sociais e de governança.

Sendo assim, para isso, as empresas precisam estabelecer metas e objetivos claros e alcançáveis, que incluam a participação de clientes e funcionários. Essa adaptação ajuda na construção de um impacto positivo. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo