Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Fabricante industrial apresenta a segunda geração de seu produto sustentável

Produto mantém a pegada sustentável, em nova versão sem cor e com aprovação FDA, focando principalmente os produtores de resinas

A Milliken apresenta ao mercado a segunda geração de modificadores de performance, sem cor e com aprovação FDA, depois do sucesso do lançamento da linha DeltaMax, em abril deste ano.  Mantendo sua pegada sustentável, com foco em produtores de resina e no setor alimentício, a nova geração do produto será lançada na Feria K, na Alemanha, entre os dias 16 e 23 de outubro.

De acordo com Rodrigo Silva, Gerente Comercial da Milliken, o produto estará disponível no mesmo período para homologações regionais. “Como as legislações diferem conforme a região, será necessário que as empresas homologuem o novo DeltaMax”, afirma.

A segunda geração de modificadores de performance diferencia-se da primeira pela cor e pela aprovação para contato com alimentos. Enquanto a anterior tinha uma cor alaranjada, segundo Silva, a nova linha é incolor.  “Isso favorece na confecção de embalagens e peças por injeção de polipropileno (PP), copolímero de impacto para produtos alimentícios e demais aplicações, e também favorece o incremento da parcela de PP reciclado na mistura”.

“Na realidade a segunda geração DeltaMax é uma linha de produtos multiuso, que pode ser utilizada em diversas aplicações, como no caso de produtos linha branca, que anteriormente não conseguiam atingir a cor ideal com a primeira geração do DeltaMax”, acrescenta.

O DeltaMax promove balanço entre resistência e processabilidade da resina, gerando ganhos operacionais, financeiros e em sustentabilidade, afirma Silva. Os concentrados da linha DeltaMaxatuam como modificadores de performance. A novidade garante balanços inéditos entre resistência ao impacto e fluidez não obtidos com o uso dos modificadores de impacto convencionais, sem comprometer a rigidez da resina.

O DeltaMax otimiza propriedades físicas e a processabilidade da resina, virgem ou reciclada. “Essa melhora decorre da melhor dispersão das partículas de borracha presentes no PP copolímero de impacto. Com isso, a tecnologia proporciona aos transformadores ganhos simultâneos”, afirma.

Os novos agentes de performance são especialmente aplicáveis à produção de peças de geometria complexa e/ou que requeiram resistência significativa ao impacto, ou seja, produtos cujas vidas úteis impliquem graus intensivos de manuseio, choques e stress mecânico.

DeltaMax assegura ganhos em sustentabilidade. O uso dos novos concentrados permite aos transformadores utilizar até 100% de material reciclado, desde que a matéria-prima apresente qualidade exigida, baixo grau de contaminantes.  “Isso fomenta a economia circular e melhores práticas de produção. É um apelo expressivo, haja vista os planos ambiciosos de grandes marcas da indústria em ampliar o uso de plásticos reciclados”, ressalta Silva.

A possibilidade de aumento do percentual de reciclado em misturas também proporciona ganhos financeiros, uma vez que a matéria-prima tem custo menor. Testes realizados pela MIlliken registraram reduções do ciclo operacional de 10% a 15%, dependendo da aplicação. Como consequência, a redução na emissão de CO2 sofreu queda de 10%.

Nos Estados Unidos, onde foi introduzido no ano passado, DeltaMax já é utilizado com sucesso em caixas organizadoras, cestos e peças de circulação de ar para telhados. Aplicações no setor de autopeças estão sendo consolidadas. Os transformadores também devem considerar possíveis interferências de cor em aplicações de grande exigência estética. A expectativa da Milliken é de que DeltaMax tenha no Brasil uma ótima receptividade, por quebrar um paradigma no trabalho com PP copolímero de impacto.

Edmar Nogueira, Gerente Técnico da Milliken afirma “é uma tecnologia inovadora, que melhora significativamente o desempenho durante a transformação e também as propriedades dos produtos finais”.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo