Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Exportação tem promovido setor de máquinas nacional

Apesar da crise econômica, o Brasil ainda vem conseguindo alcançar mercados externos. Com o aumento da exportação, o setor de máquinas tem melhorado seu desempenho

 

Tal como todos os outros segmentos, o setor de máquinas no Brasil foi abalado pela crise econômica. Contudo, a exportação ainda tem mantido resultados e auxiliado a indústria em seu restabelecimento. As exportações ajudaram a indústria brasileira de bens de capital mecânicos a registrar crescimento na receita no primeiro trimestre deste ano.

O ano começou com uma queda, mas aos poucos tem registrado aumento na demanda. Em comparação com janeiro de 2016, fevereiro registrou um aumento de 34,9% nas vendas. E comparado com fevereiro, março teve um aumento de mais 12,3%.

Os dados de abril ainda não foram fechados para que se possa analisar se o setor de máquinas continua em franca recuperação. Esse mercado é um dos mais importantes do segmento plástico e conta com uma gama enorme de equipamentos usados nos mais diversos campos da indústria plástica.

 

Notícia não tão boa

Embora a recuperação esteja ocorrendo, se comparada com o início de ano fraco, ao comparar os resultados com dados do ano passado, houve retração.

Comparando o resultado de março de 2016 com o mesmo mês de 2015, o setor registrou queda de 32,6%, enquanto que os R$ 16 bilhões de vendas acumulados do primeiro trimestre do ano representam retração de 30,9% sobre mesmo período do ano passado.

Para o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, os números refletem o quanto a situação indefinida na política continua afetando a economia.

Contudo, com as feiras relacionadas ao setor – FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), realizada de 3 a 7 de maio, e a Feira Internacional da Mecânica, que acontecerá de 17 a 21 de maio – a perspectiva é de crescimento nas vendas e na realização de negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo