Blob Web
Notícias

EXPOMAFE movimenta negócios da indústria metalmecânica e impulsiona a retomada dos investimentos do setor

A primeira edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, iniciativa ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, patrocínio Romi, promoção e organização Informa Exhibitions, maior evento do setor do país, reuniu 400 expositores que representaram 630 grandes marcas nacionais e internacionais dos mais diferentes segmentos da indústria metalmecânica, e foi um sucesso na avaliação dos organizadores e empresas expositoras.

A EXPOMAFE contou com o apoio de 77 associações tanto nacionais, quanto internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial. A cerimônia de abertura, no dia 9, foi prestigiada pela presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do deputado federal e representante da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Vanderlei Macris, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e outras autoridades.

Nos dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promoveu a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia. As reuniões aconteceram em um espaço exclusivo para a ação e tiveram como objetivo potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor.

Para José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, a feira aconteceu num momento importante de renovação do parque fabril. “A crise ficou para trás, e depois de quase três anos sem investimentos, os empresários sabem que precisam atualizar suas linhas para entrar na retomada com ganhos de produtividade e competitividade, disse. A EXPOMAFE cumpriu a função ao apresentar o que há de mais moderno para a indústria”, completou. Velloso afirma que a feira “já nasceu grande”, e destaca a diversidade de segmentos representados, o que possibilitou uma ampla oferta ao mercado: máquinas-ferramenta, corte, solda e conformação, metrologia, ferramentas e automação.

Maurício Lopes, coordenador da Comissão Organizadora da EXPOMAFE e gerente de Comercialização de Máquinas-Ferramenta da Indústrias ROMI, chamou a atenção para o fato de os expositores trazerem para a feira o que eles têm de mais moderno em seus portfólios. “Todos estão muito satisfeitos com a organização e a alta qualificação dos visitantes. Os estandes foram visitados por tomadores de decisão e técnicos em busca de soluções para suas fábricas. Com certeza, as empresas que expuseram na feira têm de 45 a 60 dias de trabalho árduo pela frente”, falou.

Em uma iniciativa exclusiva, a EXPOMAFE também apresentou o Demonstrador de Manufatura Avançada, um ciclo de produção montado na feira em que os visitantes puderam ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática. João Alfredo Delgado, diretor de Tecnologia da ABIMAQ, falou sobre o enorme sucesso da iniciativa. “O espaço esteve lotado o tempo todo por empresários interessados em implementar as novas tecnologias em suas plantas”, comemorou.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAIOsvaldo Maia, o objetivo do Demonstrador foi alcançado com sucesso, com funcionamento de forma ininterrupta e produção média de 80 porta-celulares por dia. “A fábrica inteligente chamou a atenção dos jovens para a profissão do futuro e está nos levando a planejar novas programações em nossos cursos no SENAI-SP”, avaliou.

Além do Demonstrador de Manufatura Avançada, a EXPOMAFE contou com mais uma edição do Estande Temático. Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ. O espaço demonstrou na prática, a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado.

Para o gerente geral Marcelo da Silva, da Stäubli, fornecedora de soluções tecnológicas em três divisões (Connectors, Roboctis e Textile), a participação na EXPOMAFE foi muito positiva e possibilitou muitas conquistas. “O primeiro dia foi o melhor de todas as participações que já tivemos em feiras e no terceiro dia do evento batemos nosso recorde conquistado até então”. Segundo o executivo, o público veio em busca de novas tecnologias e lançamentos de produtos, visando melhorar a eficiência da fábrica com automação e obter produtividade e competitividade no mercado global.

SKA também considerou que sua participação foi muito positiva na avaliação do gerente de marketing, Gabriel Diehl Fleig. Ele constatou que, pelas características de seus produtos, os negócios iniciados na feira serão concluídos nas semanas seguintes, recebendo grandes empresas do setor automotivo interessadas em conhecer a tecnologia de impressão 3D empregada em um dos seus produtos. “Há algum tempo, a indústria investiu muito em capacidade produtiva e agora, com a evolução da Indústria 4.0, as empresas estão se reinventando”, afirmou.

A localização, infraestrutura e o fácil acesso ao pavilhão foram alguns dos pontos positivos da EXPOMAFE apontados pelo diretor geral da Okuma, Mohseen Hatia. O executivo ainda revelou que para as próximas edições da EXPOMAFE, planeja adotar melhorias em seu estande e trazer soluções mais integradas e novos produtos.

Neste ano, o Estande Temático teve como tema a indústria de máquinas e implementos agrícolas, e contou com a parceria da empresa Jacto, que demonstrou a avançada tecnologia de seus equipamentos e a importância das máquinas-ferramenta e os sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo.

Tag

Artigos relacionados