Paixão por Transformar Braskem
EconomiaNotícias

Evonik mostra solidez no início de 2019

Vendas cresceram 1% para 3,29 bilhões de euros; EBITDA ajustado recuou ligeiramente para 539 milhões de euros

A Evonik teve seu primeiro trimestre com aumento tímido de 1% nas vendas, com 3,29 bilhões de euros em comparação ao mesmo período do exercício anterior. O EBITDA ajustado recuou 3% para 539 milhões de euros. “A despeito do enfraquecimento da economia global, conseguimos manter a nossa posição no que diz respeito a volumes e resultados”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva.

Segundo Kullmann, o portfólio da empresa agora é mais completo, o que contribuiu para o aumento. “Em termos de fluxo de caixa livre, conseguimos até registrar um ganho significativo. O desinvestimento do nosso negócio de metacrilatos contribuiu para isso”.

Custos iniciais não recorrentes para novas unidades de produção e um gargalo temporário no fornecimento de matérias-primas no segmento Performance Materials contribuíram para a queda do EBITDA ajustado. Em consequência, a margem EBITDA ajustada encolheu de 17,1% para 16,4%. A receita líquida ajustada recuou 5% para 249 milhões de euros, o que corresponde a um lucro ajustado por ação de 0,53 euro.

O fluxo de caixa livre melhorou de modo significativo em 109 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 159 milhões de euros. Isso se deveu sobretudo a uma formação menor de capital de giro líquido e a uma redução nos pagamentos de aposentadorias.

Perspectivas elevadas

Como resultado do acordo de venda do negócio de metacrilatos, as perspectivas para as operações continuadas foram revisadas. A Evonik agora prevê que os valores de EBITDA ajustado e vendas fiquem, no mínimo, no mesmo nível dos do ano passado. A receita da planejada aquisição da empresa Americana PeroxyChem não está incluída na perspectiva ajustada. Em 2018, as operações contínuas registraram um EBITDA ajustado de 2,15 bilhões de euros e vendas de 13,3 bilhões de euros.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo