Em parceria com a Unigel, a Termotécnica apresentou o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022, que foi realizada de 5 a 8 de abril, em Joinville (SC).
Em suma, o público conheceu os equipamentos e processos de reciclagem dos plásticos e os produtos fabricados com matérias-primas resultantes da reciclagem destes materiais.
Tanto que, o caso de sucesso da parceria com a Unigel para fornecimento de matéria-prima 100% reciclada para fabricação de componentes de refrigeradores, a Termotécnica visou oportunidades para fornecimento do REPOR.
Leia também:
- Sustentabilidade na indústria de cosméticos
- Loja sustentável, lajes de plástico e reciclagem com arte
- A busca pelo desenvolvimento sustentável nos grandes eventos: Artigo por Fabiana Quiroga
Matéria-prima desenvolvida a partir das embalagens pós-consumo
O presidente da Termotécnica e presidente do SIMPESC, Albano Schmidt ressalta que a Interplast vem, ao longo de mais de 20 anos, se consolidando como uma vitrine do nosso setor dando visibilidade a essa indústria.
Por exemplo, o presidente destaca que “os materiais plásticos compõem quase tudo o que está à nossa volta, transportando, protegendo e acondicionando produtos imprescindíveis para a vida moderna.”
Bem como, no Espaço Recicla Plástico o público entendeu a economia circular, e como ela é na prática.
Ou seja, da coleta das embalagens pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos.
Logo, por sua vez, o REPOR é um componente que a Unigel incorpora na produção do ECOGEL.
Matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas.
Parceria entre Unigel e Termotécnica
Ainda assim, o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal, pontua que na produção do nosso ECOGEL, o REPOR da Termotécnica é uma importante matéria-prima.
O diretor afirma que “na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função.
E completa que “sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados a novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos.”
Ou seja, a Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática.
Mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável.
Nesse sentido, com realização da Termotécnica e patrocínio da Unigel.
O Espaço Recicla Plástico contou com o apoio da Abiplast, Projeto Isopor Amigo, CNRPlas, Messe Brasil, Revista Plástico Sul, Simpesc e Odnum.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.