Super Finishing
NotíciasPlástico

Enzima natural que digere plásticos foi descoberta por cientistas

Novidade pode revolucionar o processo de reciclagem

Cientistas da Universidade de Portsmouth (Uk), Biotechnology and Biological Sciences Research Council e National Renewable Energy Laboratory (USA) conseguiram modificar uma enzima natural capaz de digerir alguns plásticos poluentes. Conhecida como PETase, a enzima pode desintegrar o material PET (polietileno tereftalato) em poucos dias.

Esta descoberta pode revolucionar o processo de reciclagem, auxiliando com que uma maior quantidade de plástico possa ser reutilizada. Só no Reino Unido são usadas, por ano, 13 bilhões de garrafas plásticas, das quais apenas 3 bilhões são recicladas.

O processo ocorre graças a uma bactéria, que tem o nome de Ideonella sakaiensis, que ‘come’ o PET e o usa como forma de energia para sua sustentação. Ao ser descoberta no Japão, os pesquisadores identificaram que a bactéria estava vivendo em sedimentos localizados em um local onde era realizada a reciclagem de garrafas, na cidade de Sakai.

John McGeehan, professor da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) e participante do estudo explicou à BBC que “o PET passou a existir em grandes quantidades nos últimos 50 anos, então não se trata de uma escala de tempo muito longa para uma bactéria evoluir para comer algo criado pelo homem”.

Mas, além do PET, você sabe quais são os tipos de plásticos que podem ser reciclados? Para saber mais, acompanhe nosso portal. Receba notícias segmentadas de acordo com sua necessidade, preencha o formulário abaixo e fique por dentro!

Tag

Artigos relacionados