mc components muck maq
NotíciasSustentabilidade

Entidade junto com rede de supermercados lança projeto de reciclagem do isopor

A Plastivida junto com o Pão de Açúcar lança projeto de reciclagem do isopor com cinco pontos de coleta seletiva para os produtos de EPS

No dia 15 de outubro, para marcar o Dia do Consumo Consciente, a Plastivida, por meio do seu Comitê de EPS, e o Pão de Açúcar deram início a um projeto que promove a reciclagem do EPS, mais conhecido pela marca comercial Isopor.

Com o objetivo de conscientizar a reciclabilidade do Isopor , o projeto disponibiliza, aos clientes da rede, pontos de descarte do material, que serão encaminhados à reciclagem, reintroduzindo-o ao ciclo produtivo. 

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida “o EPS é um plástico que possui, em sua composição, mais de 90% de ar e o restante de polímero. Quando se retira o ar e se reduz o volume do produto, os custos logísticos se tornam viáveis e o processo de reciclagem pode ser completado na prática. O processo de reciclagem se completa, transformando o EPS em diversos produtos como argamassa, decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, calçados, material de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros produtos”. 

No Brasil já se recicla uma média superior a 30% do EPS descartado ao ano e para a que a reciclagem do EPS no Brasil possa crescer, é preciso que a coleta seletiva seja cada vez mais eficiente. Por esse motivo, foram instalados cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em lojas do Pão de Açúcar na região de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, onde as embalagens, bandejas, copos e outros itens de EPS poderão ser descartados. 

De acordo com Laurent Cadillat, diretor executivo do Pão de Açúcar, “a sustentabilidade é parte da estratégia da marca e esse projeto está em linha com o posicionamento da rede, que foi pioneira no varejo a criar um programa de reciclagem em suas lojas. Nossos clientes já nos reconhecem como um local que oferece oportunidades para o descarte correto de resíduos recicláveis. E, a ampliação desse serviço, por meio dessa parceria, reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que têm como objetivo promover o consumo consciente e atitudes responsáveis”. 

“Essa é uma ação educativa, que reforça a informação de que o EPS é um plástico e que pode ser reciclado, se transformando em novos materiais com valor de mercado, gerando emprego e renda, além de preservar o meio ambiente”, afirma Bahiense. 

Os endereços das lojas do Pão de Açúcar em São Paulo com os pontos de coleta são:

·         Cerro Corá – Rua Bairi, 435

·         Panamericana I – Praça Panamericana, 217

·         Panamericana II – Praça Panamericana, 190

·         Teodoro – Rua Teodoro Sampaio, 1933

·         Rebouças – Rua Alves Guimarães, 50 

A Plastivida também desenvolve educação ambiental para crianças com foco nos lixos dos oceanos

A entidade promove atividade lúdicas para toda a família, com o objetivo de mostrar a importância da conscientização para os lixos e o seu descarte adequado.

A Plastivida, em parceria com a Secretaria da Cultura do Guarujá, fará participação das atividades do evento “Rua de Lazer – Especial Mês das Crianças”, que será realizada no município do Guarujá.

O evento é gratuito, e o convite é para toda a família, tendo opões de entretenimento para o público adulto e infantil, e a entidade participará com o Projeto “Entenda o Lixo”, que conta com profissionais do Instituto Oceaonográfico da USP (IO/USP), para envolver a sociedade nas questões ligadas ao consumo responsável e á disposição correta dos resíduos sólidos.

O evento acontece no dia 27/10/2019, na Avenida 102, Parque Enseada – Cantagalo, das 14h às 18h.O objetivo do evento é conscientizar a população sobre os malefícios que a presença de resíduos sólidos nos oceanos pode acarretar e sobre a importância de um comportamento de respeito ao meio ambiente.

Quem participar dos eventos, vai receber o livro “Nós e o Plástico”, que aborda a importância da coleta seletiva e a reciclagem dos plásticos de forma lúdica, e a história em quadrinhos “Mariana e a batalha contra os supermacabros: a ameaça dos lixos nos mares”, que mostra as consequências dos resíduos nos oceanos e ainda evidencia a importância dos cidadãos na preservação do ambiente marinho.

As ações no Guarujá, são o início de um trabalho amplo, que é voltado á educação ambiental, que a Plastivida está realizando, a convite das Secretaria de Cultura e de Meio Ambiente. “Essas ações visam transformar a relação dos cidadãos e dos visitantes do Guarujá com os plásticos, seu consumo responsável e descarte correto, por meio da informação e do diálogo”, afirma o presidente da entidade, Miguel Bahiense.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar