Entenda o atual cenário da economia circular no Brasil
Com foco no futuro sustentável da indústria do plástico, o Palco ECR trouxe à tona discussões relevantes sobre a economia circular no Brasil
Entenda o atual cenário da economia circular no Brasil
Durante os dias de evento da Plástico Brasil, o Palco ECR (Economia Circular e Reciclagem) discutiu temas relacionados ao futuro sustentável e a indústria do plástico. Nesse sentido, um dos temas levantou uma conversa a respeito do momento da economia circular no Brasil.

De acordo com uma pesquisa apresentada pela Yattó, gera-se, no Brasil, 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. No entanto, somente 9% dos plásticos são reciclados, enquanto 45,5% seguem para destino inadequado.
Leia mais:
- Confiança industrial chega a ponto mais baixo em quase cinco anos
- Indústria registra alta em faturamento, emprego e horas trabalhadas
- Estados Unidos anunciam tarifas adicionais de 10% e preocupam indústria brasileira
Na palestra do Palco ECR, o diretor da Yattó, Leonardo Gomes, revelou que, conforme seus estudos, os princípios da Economia Circular baseiam-se em:
- Eliminar resíduos e a poluição;
- Circular produtos e materiais (no seu valor mais alto);
- Regenerar a natureza.
Assim, as diretrizes da circularidade do plástico focam em menos recursos, reutilização e rastreabilidade. Bem como na coleta, separação, reciclagem em escala e uso de conteúdos reciclados.
Nesse sentido, o evento também ressaltou a importância da compreensão das pessoas sobre a economia circular e a sustentabilidade. Entre as ações relacionadas destacam-se a propagação de informações sobre funcionamento da reciclagem de plástico, e suas contribuições.
Do mesmo modo, Gomes comentou sobre a importância da identificação de materiais plásticos e tipos com maior ou menor viabilidade para a reciclagem. Além de considerar as particularidades de cada região, e os fatores que dificultam a reciclagem de alguns materiais ou tipos específicos de plásticos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.