Super Finishing
EmpresaFeiras / EventosFeiras e EventosNotíciasPlástico

Empresários são homenageados em 11ª edição do Mérito Plástico Pietro Zanella

Simplás homenageou empresários das Sulbras Moldes e Plásticos e da Anodilar Indústrias de Utilidades Domésticas em Mérito Plástico Pietro Zanella no último dia 23 de agosto

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) outorgou na última sexta-feira (23), a 11ª edição do Mérito Plástico Pietro Zanella em Caxias do Sul (RS). O Simplás é uma das entidades mais representativas do país nas articulações do setor e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Os homenageados do ano de 2019 foram os empresários Leocádio Nonemacher da Sulbras Moldes e Plásticos e Lourenço Stangherlin da Anodilar Indústria de Utilidades Domésticas. Coincidindo a ocasião com a apresentação da nova diretoria para o triênio 2019-2022 e a comemoração pelos 30 anos de fundação do sindicato.

A honra de homenagear criada pelo Simplás possui como objetivo agraciar pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado em ações no desenvolvimento da indústria do plástico, a promoção dos valores humanos ligados a suas atividades e a preservação do meio ambiente.

A 11ª edição foi adiada em um ano para coincidir com a data de comemoração de 30 anos de atuação do sindicato.

Gelson de Oliveira, presidente do Simplás afirma “os homenageados do ano são reconhecidos pelo seu sucesso como empreendedores, contribuindo para o crescimento e a prosperidade de toda nossa região como um dos principais polos de transformação plástica do Brasil e garantindo a geração de emprego e renda para centenas de famílias, com sustentabilidade social, econômica e ambiental”.

Oliveira ainda conclui, “cada presidente possui as suas ideias, as suas características e é justamente daí que o sindicato tira a sua força. Um novo presidente, quando assume, traz o seu jeito de liderar e assim traz novas contribuições para a entidade e o setor como um todo.”

Natural do interior de Caxias do Sul (RS), Leocádio Nonemacher começou a trabalhar aos 14 anos, como office-boy da empresa Engemaq.  “Acabei fazendo o caminho inverso de muitos empresários da região, comecei pela administração financeira e depois fui para a fábrica”, revela Leocádio.

Em 1984, com os primeiros indícios da abertura do mercado nacional para bens de consumo, surgiram novas possibilidades para o setor de transformação, foi à senha para a Sulbras Moldes e Plásticos ganhar vida própria, através da necessidade de testes de injeção para moldes Belga. Nos anos seguintes, a empresa escolheu o caminho para a prestação de serviços para produtos técnicos com desenvolvimento de ferramentaria própria.

A Sulbras chegou em 2019 com cinco unidades instaladas em Caxias do Sul (RS), Sapucaia do Sul (RS), Joinville (SC), Salto (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE), contando com aproximadamente 600 funcionários e 70 máquinas injetoras distribuídas.

Lourenço Stangherlin é integrante do grupo que participou da fundação do Simplás. No ano 2000 surgiu a Anodilar Indústria de Utilidades Domésticas. Seu primeiro produto, que até hoje está no catálogo, é um fechador de pratos descartáveis de alumínio.

A companhia então evoluiu para a produção das embalagens de alimentação que os japoneses chamam de bentobox. O catálogo hoje exibe cerca de 300 produtos.

De olho nas novas estratégias de expansão internacional, a Anodular está em um processo de rebranding e tornou-se AND, com a nova marca estão às linhas PRO (de máquinas profissionais), STANG (equipamentos de uso doméstico de alto padrão) e UG (Utilidades Gourmet). Contando com 84 colaboradores e produtos distribuídos para cerca de 6 mil clientes de 11 países nas Américas e Europa.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo