Super Finishing
NotíciasPlástico

Empresa utiliza impressora 3D nacional para desenvolver novos produtos

O equipamento proporcionou 70% de redução no custo de produção e um aumento de 50% de produtividade no departamento

O Grupo Tigre, empresa líder em soluções para construção civil e cuidados com a água, reforçou seu compromisso em apresentar produtos inovadores, com a nova impressora 3D Taurus AF5 500. O maquinário, instalado em Joinville – SC, é responsável pela impressão de novos projetos que a empresa pretender mostrar no ano de 2020. A impressora 3D Taurus AF5 500 é um dos modelos de grandes formatos da única fabricante nacional de impressoras 3D para uso profissional.

Para Leandro Brito, Analista de Gestão de Projetos da área de PD&E – Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia – da Tigre, a instalação da nova impressora é um aliado da companhia para o desenvolvimento de novos produtos. ““Buscávamos um equipamento com bom desempenho com funcionalidades que atendessem nossas expectativas de negócios para termos autonomia na criação de produtos para os mercados em que atuamos. “Desde a aquisição em abril de 2019, já foram desenvolvidas em torno de 100 peças para testes funcionais em campo (em construções). O ganho em produtividade aumentou em pelo menos 50% e o custo de terceirização diminuiu em cerca de 70%”, detalha Brito.

Atualmente, a utilização da impressora 3D Taurus AF5 500 é direcionada para a produção de protótipos de saneamento básico de uma nova linha que será lança ano que vem. “Um detalhe bastante surpreendente é que podemos tê-la em nossa sala, ao lado de nossa mesa de trabalho, pois é uma impressora muito silenciosa”, acrescenta.

A redução de custos com a matéria-prima utilizada na AF5 500 também é muito superior ao processo antigo. “A oportunidade de modificar a peça no computador e refazer a impressão dela novamente na impressora é muito rápida e simples. O suporte técnico também é imediato, o que significa redução de tempo e de custos pela proximidade com a fábrica da impressora aqui em Santa Catarina. O contato de pós-venda, suporte e assistência técnica é muito ágil”, diz Brito.

No processo convencional (entre o desenvolvimento do projeto em 3D no software de CAD, fabricação dos moldes de injeção e o protótipo), a equipe de engenheiros levava em média de três a quatro meses. Com a impressão 3D Taurus, o processo teve o tempo reduzido, levando cerca de 15 a 30 dias, dependendo do produto.

“Em alguns casos conseguimos, inclusive, fazer um protótipo de aplicação, dessa forma temos um produto pronto para testes em campo já com os testes de laboratório realizados, pronto para aprovação do produto com o cliente. “É muito importante o envolvimento tanto do pessoal da engenharia como do chão de fábrica e para todos os funcionários, proporcionando a todos os colaboradores o engajamento nessa conquista de excelência”, finaliza Brito.

A Tigre apoia o desenvolvimento industrial em todas as suas fases e, agora, na Indústria 4.0, sempre busca alcançar nível de excelência com treinamentos, participação em fóruns sobre a Indústria 4.0 e indústria digital.

A Taurus 3D Printer é uma indústria brasileira fabricante e desenvolvedora de impressoras 3D, na cidade de Biguaçu – SC.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo