Super Finishing
AutomaçãoEmpresaNotíciasPlástico

Empresa lança monitoramento inteligente de portas de proteção em sistema único

Pilz lança novo produto que combina monitoração de portas com bloqueio seguro em um único sistema

A Pilz do Brasil, referência na fabricação para as áreas de segurança em máquinas e automação industrial, lança no mercado nacional o sistema de portas de proteção PSENsgate, que combina monitoração de portas com o bloqueio seguro e elementos de comando em um único sistema, muito utilizado em células robóticas.

Segundo Leandro Rodrigues, técnico de aplicações da Pilz, o PSENsgate apresenta como diferencial um comando incorporado na chave de segurança, que torna o projeto mais econômico. “Com a aplicação de apenas um sistema montado, todas as funções de segurança e elementos estão integrados. Dispondo também de inúmeros sistemas com elementos de comando e acionamentos opcionais, como botões de pressão, interruptor com chave, botões luminosos, parada de emergência ou desbloqueio em caso de emergência, um sistema que contém um controle operacional remoto ou fixo”, detalha.

Leandro ainda destaca, “as características para o setor plástico são as mesmas, pois você pode ter robôs na área da indústria plástica, e essas chaves de segurança são bastante utilizadas com o PEC, onde o robô empacota o produto final. Geralmente, há uma célula robótica que possui um robô que faz o PEC, as caixas. As chaves são muito utilizadas para máquinas, para adequações de segurança, e a utilização não modifica muito. As características são mesmas para os elementos de segurança, para máquinas injetoras e robôs, por exemplo”.

O PSENsgate, além de atender até a categorias 4 de segurança, é PLe (nível de performance máximo), e cumpre todas as normas NR-12. “O novo sistema apresenta outros benefícios, entre eles: menos trabalho com a montagem e fiação, graças aos elementos de comando integrados e à possibilidade de conexão serial, como também apresenta máxima categoria de segurança com apenas uma chave por porta de proteção. Possui LED de diagnóstico que possibilita tempos de reação rápidos a alterações do status, e ainda parada de emergência integrada, que permite prescindir de fiação e módulos de ampliação”, conclui Leandro.

A Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquina. Os produtos da empresa incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento, sistemas para comunicação industrial, bem como soluções de visualização e terminais de operação.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo