Bulher
EconomiaEmpresaNotíciasPlástico

Empresa comemora 60 anos de atuação

A Mecalor apresenta sua história de superação e marca 60 anos no mercado

A pandemia do novo coronavírus colocou dificuldades no mundo afora em diversos setores da sociedade e impôs novos paradigmas ao indivíduo, governos e empresas. Acostumada a vencer dificuldades, a Mecalor chega aos seus 60 anos vitoriosa nesse novo embate.

A nova forma de viver chegou categórica e exigiu mudanças e adaptações. Poucas empresas entenderam a urgência do momento e conseguiram se transformar para enfrentar a crise econômica. No início de março, quando foi decretada a pandemia e a quarentena no país, a empresa rapidamente reorganizou a produção e colocou cerca de 100 funcionários em trabalho home office. Embora afetada pela brutal queda da demanda, manteve a produtividade e a qualidade dos serviços de atendimento.

A instabilidade da economia brasileira, combinada aos diversos planos econômicos, marcou a trajetória da empresa. Essa característica de superação sempre esteve no DNA da companhia.

A Mecalor nasceu com o fundador, o engenheiro húngaro Sándor Szegö, que deixou o seu país em 1956 para escapar de um regime opressor e veio morar no Brasil em busca de um futuro melhor. Em 1960, ele abriu a pequena loja no centro de São Paulo para consertos de eletrodomésticos. A partir de pedidos dos clientes, que sentiam falta de novos produtos no mercado, iniciou a fabricação de equipamentos de refrigeração.

Desde então a empresa não parou de crescer e em pouco tempo consolidou a marca como sinônimo de qualidade e tecnologia. Há 30 anos, o engenheiro e executivo János Szegö, filho do fundador, atua como CEO. Foi na sua gestão que a empresa conquistou a liderança de mercado, desenvolvendo equipamentos periféricos e soluções de engenharia térmica para diversos setores da indústria.

Hoje são cerca de 20 mil tipos chillers instalados no Brasil e no exterior, com uma produção mensal de 150 equipamentos, mais da metade sob demanda. A Mecalor produz para os segmentos hospitalar, plástico, alimentício, farmacêutico, datacenter, ar condicionados industriais e automobilístico.

As crises na economia não impediram um desempenho acima da média do mercado. Entre 2004 a 2014, a empresa registrou um crescimento de 20%. De 2014 a 2016, ela apresentou um incremento de 5%, quando todo o mercado caiu 30%.

Iniciado há dez anos como alternativa à retração da demanda interna, tornou-a um importante exportador de chillers para as Américas Latina e Central. Esse sucesso resultou na abertura de uma filial no México em 2019, com o objetivo de atender melhor o mercado local e de olho nas vendas para os Estados Unidos.

A pandemia do coronavírus diminuiu o ritmo, mas não interrompeu o sonho de crescimento. Ainda neste ano, a Mecalor vai colocar em prática mais uma etapa do seu projeto de expansão, com a construção de um prédio novo, ampliação da fábrica e aumento na produção de chillers.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link