Bulher
EconomiaEmpresaNotíciasPlástico

Empresa adquire quatro novos robôs para atender o mercado

A Plasolution adquire robôs da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para mais agilidade e redução de custos

Fornecer soluções em plástico específicas para o mercado com competitividade operacional e qualidade indiscutível. Com esse propósito, a Plasolution, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação, montagem e comercialização de peças técnicas em plástico, através dos processos de Vacuum Forming, Injeção e Pintura, acaba de adquirir quatro robôs Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para as áreas de lixamento e corte de peças plásticas.

A parceria da Plasolution com a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil foi firmada há pouco mais de 11 anos. Ao longo dos anos, o parque fabril da empresa se modernizou, acompanhando a expansão do mercado, de tal modo que a Plasolution soma no momento oito robôs, ou seja, além dos recém-adquiridos, mais dois jatos d`água e dois robôs de lixamento.

Luana Gomes, responsável pelo comercial da empresa ressalta “Atualmente, apenas na planta de vacuum forming ocupamos uma área de 10.000 m² e os robôs estão instalados nas áreas de corte e preparação, executando corte jato d’agua, corte a fresa e lixamento”.

Gomes destaca que, inicialmente, na área de corte, onde foram instalados os robôs e atuavam cerca de 10 funcionários, houve a necessidade de treinamento.   Hoje, por turno, dois funcionários operam os robôs, sendo que a empresa mantém três turnos e vem se tornando referência na manutenção de mão de obra especializada e qualificada. “Com os robôs, a Plasolution garante maior agilidade e, principalmente, precisão na produção, com redução de custos e de mão de obra”.

Esse resultado positivo, que vem sendo mapeado pela empresa a partir da instalação dos robôs na planta, a levou a investir, ainda mais, na automação dos processos. “A Plasolution tem projeto para comprar mais quatro robôs para lixamento, três para corte, dois para pintura e dois para colagem”, afirma.

Não diferentemente do cenário empresarial nebuloso registrado em 2020, a Plasolution acompanhou seus volumes de venda baixarem no início do ano passado, sofrendo os impactos da pandemia. Entretanto, com a retomada do mercado, houve elevado aumento da demanda, impulsionada pelo setor agrícola. Paralelamente, a empresa também enfrentou um momento difícil e desafiador devido à falta e encarecimento abusivo dos preços das matérias-primas.

O mercado agrícola está cada vez mais exigente, tecnológico e busca equipamentos precisos e que garantam qualidade. “A Plasolution tem condições de atender esse segmento, com agilidade e custo. Por isso, estamos investindo na automação do nosso parque fabril para ser capaz de atender à crescente demanda do mercado nacional. Para tanto, contamos com a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para seguir neste caminho e atuar no fornecimento de soluções com qualidade, precisão, custo e tecnologia”, salienta a responsável pela área comercial da empresa.

O MH-180 adquirido pela Plasolution é um robô de seis eixos que possui redutores de velocidade de alta performance e movimentos de alta velocidade capazes de reduzir os tempos de ciclo. Tem capacidade de carga de 180 kg, maior movimento e classificações de inércia que permitem lidar com cargas úteis maiores e pesadas.

Alexandre Gomes, gerente regional de vendas da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil finaliza “O design simplificado resulta em um perfil de punho bastante estreito, com redução de largura em mais de 200 mm. Isso permite o acesso mais fácil a espaços confinados, melhorando a flexibilidade de aplicação. O raio de interferência do robô é de apenas 515 mm, o menor de sua classe, de modo que pode ser montado mais próximo às máquinas e acessórios, com melhor aproveitamento de espaço no chão de fábrica. O design aprimorado remove o contrapeso da base do robô, reduzindo seu peso e permitindo maior aceleração, desaceleração e velocidade. Seu consumo de energia é até 70% menor durante o movimento com economia de 25% durante períodos inativos, se comparado aos modelos anteriores. O MH-180 tem um punho com proteção IP67 e um padrão da estrutura IP54”.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link