Blob Web
DestaqueNotíciasSustentabilidade

Embalagem monomaterial garante alta reciclabilidade

Produto criado pela Braskem e Antilhas garante aplicação em diversos segmentos como alimentos e cosméticos; foco é reforçar o conceito de Economia circular

Em parceria com a Antilhas Flexíveis, a Braskem desenvolveu uma embalagem stand-up pouch monomaterial, focada em atender alguns segmentos dos mercados de estética e alimentos.

O material utilizado foi o polietileno, que compõe a embalagem em várias camadas e espessuras. “Esse produto tem alto índice de reciclabilidade por não possuir mistura de matérias-primas. Dessa forma, sua reciclagem gera uma resina pós-consumo de maior qualidade, com diversas possibilidades de aplicação”, comentou Fabio Sant’ana, especialista de Desenvolvimento de Mercado da Braskem.

A produção das embalagens levou em conta algumas particularidades para garantir sua usabilidade no mercado, como o fato dela ser stand-up pouch, ou seja, se manter em pé independente da matéria que o envolve. A pintura foi aplicada em cima do material, com uma tecnologia que não necessita de laminação, eliminando assim uma camada de verniz.

O produto foi desenvolvido com a tecnologia EB (Electron Beam), que possui um processo de impressão externa por cura, com feixe de elétrons e é patenteado pela Antilhas. “O processo garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho de material laminado e possibilidade de acabamentos externos. A tecnologia possui um processo que gera a redução de até 50% no consumo de energia elétrica, sem perder a qualidade de cor e brilho do material final, além de redução de 95% dos compostos orgânicos voláteis, fator que também reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa”, comentou o especialista.

A embalagem apesar de ter sido lançada durante a Feiplastic, em abril, já está disponível ao mercado, e pode ser utilizada nos setores de alimentos e cosméticos. Por conta de suas propriedades, a embalagem garante que o oxigênio passe para o material armazenado, garantindo que a aplicação dele possa ser vasta. “Existem algumas particularidades no produto que pode ser embalado”, contou.

Durante a feira, foi possível ver uma embalagem recém-produzida pela Antilhas e um feito com a resina reciclada do material, para mostrar sua aplicabilidade e sua qualidade em todos os formatos. “Estamos em conversa com algumas grandes empresas e sabemos que há aplicabilidade em diversos produtos do mercado. Esse é um dos nossos produtos que estão dentro do nosso propósito por uma Economia Cicular”, concluiu Sant’ana.

Tag

Artigos relacionados