Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Economia circular avança nas indústrias brasileiras

Economia circular avança nas indústrias brasileiras Cada vez mais, as empresas estão migrando do modelo linear de consumo e descarte para uma abordagem que prioriza o reaproveitamento de recursos e a eficiência. Em outubro, uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostrou que 85% […]

Economia circular avança nas indústrias brasileiras

Cada vez mais, as empresas estão migrando do modelo linear de consumo e descarte para uma abordagem que prioriza o reaproveitamento de recursos e a eficiência. Em outubro, uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostrou que 85% das indústrias brasileiras já aplicam práticas de economia circular, um aumento em relação a 2019, quando o índice era de 76,4%.

Assim, para 68% dos empresários, essas práticas ajudam a diminuir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e contribuem para o combate às mudanças climáticas. A pesquisa, feita entre maio e julho de 2024, contou com a participação de 253 indústrias.

Leia mais:

    Ainda nesse sentido, a circularidade avança no setor de startups. Segundo o Circular Startup Index da Fundação Ellen MacArthur, o número de empresas brasileiras passou de 17 para 43 em um ano, e a América Latina soma 85 iniciativas.

    Em relação a esse cenário, Luísa Santiago, diretora da fundação na América Latina, comenta: “Observa-se uma forte presença de projetos voltados ao ciclo biológico, com ênfase em produtos biodiversos e práticas de ‘upcycling’,”. 

    Transição brasileira para a economia circular 

    No Brasil, novas regulamentações estão acelerando a transição para a economia circular. O Decreto nº 12.082/2024 estabeleceu a Enec (Estratégia Nacional de Economia Circular). Enquanto a Portaria 309, de setembro, criou o Fórum Nacional de Economia Circular, encarregado de desenvolver um plano nacional para orientar essa mudança. 

    Sob a presidência do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o fórum contará com 36 representações de ministérios, agências, setor empresarial, sindicatos e sociedade civil. A primeira reunião está prevista para ocorrer até o fim do ano.

    Para Lucas Ramalho Maciel, diretor de novas economias do Mdic, a transição para a economia circular exige o envolvimento das empresas. Nesse sentido, ele ressalta: “A circularidade só funcionará com a adesão do setor produtivo”.

    Enquanto a Enec busca acelerar a agenda circular pelo governo federal. Sobretudo, com o Projeto de Lei nº 1.874/2022, que propõe a criação da Pnec (Política Nacional de Economia Circular). O projeto em questão está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

    Embora tenha sido aprovado pelo Senado em março, o projeto aguarda a criação de uma comissão temporária para prosseguir. Mesmo com dois pedidos de urgência, ainda não há data para votação.

    Sendo assim, para o Brasil, a economia circular tornou-se essencial, especialmente diante da elevação dos preços das commodities. No passado, o crescimento do PIB resultava em uma queda nos preços das commodities. Mas, atualmente, segundo o Circular Advantage da Accenture, esses preços crescem em média 1,9% para cada 1% de aumento do PIB.

    Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

    Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

    Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.

    Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a Indústria do Plástico, somos a maior e mais completa plataforma de divulgação da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, entregamos resultados comprovados para centenas de empresas do setor.

    © 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram