Bulher
NotíciasPlástico

Eco-consciência dominando o setor de embalagens

Fatores ambientais e sustentabilidade continuam a dominar os esforços para desenvolver novos tipos de embalagens plásticas

Os desenvolvimentos de fatores ambientais e de sustentabilidade estarão em exibição no CHINAPLAS 2021 em Shenzhen, de 13 a 16 de abril. Esses desenvolvimentos continuam a dominar esforços para desenvolver novos tipos de embalagens plásticas.

A Mondi Group, gigante da embalagem de papel e plástico com sede na Áustria, criou três produtos de embalagem sustentáveis ​​para uma nova linha de produtos veganos do fabricante norueguês de alimentos Orkla ASA. A empresa de bens de consumo de marca trabalhou em estreita colaboração com a Mondi para criar embalagens sustentáveis ​​de alto desempenho para o lançamento sueco de sua linha Tex Mex baseada em vegetais Frankful.

Para as tortilhas macias da Orkla, a empresa optou por usar o BarrierPack Recyclable da Mondi, que usa um polietileno monimaterial de alta barreira leve e uma fita de fechamento para manter os alimentos frescos em sua embalagem original e evitar o desperdício.

Enquanto isso, a Royal DSM lançou uma linha sustentável de resinas para embalagens à base de plantas que chama de linha Decovery. A gigante holandesa diz que essas novas resinas permitirão aos produtores de embalagens reduzir sua pegada de carbono. Ela afirma que seu portfólio Decovery (projetado para a criação de adesivos, primers, tintas e revestimentos) é perfeitamente adequado para a criação de resinas de revestimento de alta qualidade que atendem às demandas ambientais dos mercados de embalagens. Eles contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs) de zero a baixo.

A primeira dessas resinas é a linha Decovery SP-6400 XP, uma dispersão de copolímero acrílico solúvel em álcali de baixo NaOH com alta clareza e flexibilidade. A DSM criou especialmente para a aplicação de adesivos, como rótulos de papel removíveis para garrafas e adesivos domésticos. Tem uma pegada de carbono menor
do que as alternativas à base de óleo, é altamente flexível e pode aderir a uma ampla variedade de substratos.

A Milliken Chemical criou seu novo aditivo de alto desempenho Hyperform HPN 909ei com o objetivo de ajudar os termoformadores de embalagens a obter melhores resultados finais ao processar homopolímeros de polipropileno (PP). Esse tipo de homopolímero PP é normalmente usado para termoformar copos e tampas de bebidas, embalagens de alimentos e bandejas. Esta formulação oferece um excelente equilíbrio de propriedades físicas e estética soberba.

Os agentes de nucleação tradicionais normalmente exigem que os clientes sacrifiquem o impacto para obter maior rigidez. Este aditivo, no entanto, oferece melhor rigidez enquanto mantém um bom desempenho de impacto.

Além disso, o Hyperform HPN 909ei também ajuda a minimizar a migração, especialmente em aplicações de contato com alimentos.

A Sabic, grande produtora de produtos químicos e plásticos da Arábia Saudita, concordou em usar polipropileno (PP) renovável certificado do portfólio TruCircle da Sabic de materiais de base biológica em suas embalagens de cosméticos. A Beiersdorf apresentará os novos produtos de embalagem no mercado este ano, substituindo o PP virgem de base fóssil.

Michael Becker, chefe de desenvolvimento de embalagens globais da Beiersdorf, afirma “estamos orgulhosos de ser os primeiros em nosso segmento de mercado de massa a usar polipropileno feito de matérias-primas vegetais renováveis ​​como material de embalagem para nossos produtos cosméticos”.

A Jabil Inc. está investindo bastante nos produtos inovadores desenvolvidos pela Ecologic Brands Inc. Manteca, com sede na Califórnia. A Ecologic produz embalagens sustentáveis ​​especializadas em garrafas de papel e soluções de embalagens baseadas em papel.

Os proprietários de marcas no setor de embalagens nunca foram mais ecologicamente conscientes e que essa tendência está assumindo muitas formas, desde a obtenção de matérias-primas mais sustentáveis ​​até o design de produtos mais recicláveis ​​ou compostáveis, usando biopolímeros ou encontrando maneiras para reduzir o uso geral de material.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo