Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Dow: reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

A empresa traz inovação e destaque em sustentabilidade e se destaca pelo terceiro ano consecutivo 

A empresa Dow foi reconhecida como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, pela terceira vez consecutiva. E ainda alcançou a 45ª posição no ranking “Valor Inovação Brasil 2023”. 

A princípio, o ranking “Valor Inovação Brasil 2023” é realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC.

De acordo, com a sua nona edição, a premiação avaliou 995 casos de inovação de 253 empresas. Bem como elencar 150 empresas que se destacam por iniciativas de inovação. 

Além disso, o “Valor Inovação Brasil” premia as 10 empresas mais inovadoras no país e as líderes em 25 categorias. 

A Dow investe em programas contínuos de pesquisa básica e aplicada com propósito de desenvolver novos produtos e processos. 

Tanto quanto refinar o portfólio e expandir as aplicações para soluções já existentes. “Na Dow, inovação e sustentabilidade são indissociáveis. Queremos fazer da ciência dos materiais uma ferramenta de transformação para o planeta, criando produtos mais seguros, mais eficientes e mais sustentáveis de forma efetiva e ajudar a solucionar os desafios das nossas comunidades”, explica Marcelo Cantu, responsável pelo time de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da Dow para América Latina.

sustentabilidade

Economia Circular na Dow 

Em Jundiaí, interior de São Paulo, a multinacional instalou a sede do seu centro de inovação Latin America Inspiration Center. 

Ou seja, com um espaço moderno, multidisciplinar e com foco na inovação colaborativa, o Inspiration Center recebe investimentos volumosos e conta com aproximadamente 80 pesquisadores/técnicos dedicados à P&D e suporte aos clientes.

Além disso, um dos cases da Dow é o lançamento do filme plástico shrink mais sustentável, desenvolvido em parceria com a Lord. 

Esse filme plástico utiliza 30% de resina de polietileno produzido a partir de plástico reciclado pós-consumo.

Sendo fabricado no Brasil entre Dow e Boomera LAR, reforçando seu compromisso com metas de sustentabilidade. 

Cantu destaca que “mais importante ainda do que essa conquista é saber que, por meio de soluções inovadoras, estamos contribuindo para fazer a diferença para a humanidade, solucionando desafios complexos do mundo por meio da sustentabilidade”.

Inovação e pesquisa 

Em outras palavras, a empresa ainda se dedica a ser agente fomentador da pesquisa acadêmica no Brasil, por meio de parcerias com universidades.

Por exemplo, em parceria com universidades foi investido mais de R$600 mil reais no desenvolvimento científico.

Já em 2020, a companhia firmou parceria com a Unicamp, concedendo 10 bolsas anuais de iniciação científica para estudantes do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior). 

Bem como em 2021, a Dow ainda firmou parceria com a USP e a Unicamp fornecendo 20 bolsas de iniciação científica por ano, para alunos que se autodeclaram pretos ou pardos no momento da matrícula. 

Sendo essa uma parceria do Dow CRIE (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência), que estimula o talento de estudantes interessados na área de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo