Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Diferença entre masterbatches e aditivos

Sendo materiais amplamente usados pela indústria do plástico. Conheça as diferenças entre eles

Embora tenham características parecidas, masterbatches e aditivos se diferenciam na forma de aplicação e fabricação. Ambas adições ao plástico garantem propriedades e uma estética melhorada ao produto final. 

Porém, são matérias-primas que não podem se utilizar ao mesmo tempo em seus processos e fabricação, pois possuem diferentes etapas de processamento.

A princípio, a fabricação do masterbatch reúne materiais distintos, como aditivos e pigmentos. Já os aditivos são concentrados de compostos específicos.

Geralmente, os aditivos são em forma de líquidos, como óleos e graxas, mas também podem ser encontrados em pós e granulados, assim como os masterbatches.

Leia mais:

Ambos elementos, ajudam a modificar a resistência do material ao impacto e, além disso, melhoram o acabamento, aumentando, reduzindo ou eliminando sua dureza. Bem como, podem conferir cor ao polímero aplicado.

São ótimos materiais para diminuir o custo do plástico e possuem diversos benefícios relacionados ao seu uso.

masterbatches e aditivos

O que diferencia um material do outro?

Masterbatches e aditivos possuem distinções importantes, que são necessárias de serem compreendidas para garantir o ótimo funcionamento desses materiais.

No mercado, os aditivos termoplásticos encontrados, são os plastificantes, lubrificantes, agentes antiestáticos.

Os retardantes de chama, estabilizantes, antioxidantes, agentes de expansão e espumantes, nucleantes, modificadores de impacto e pigmentos e corantes.

Nesse sentido, é necessário destacar que esses aditivos, em sua maioria, são pulverizados em masterbatches. Isto é, os aditivos líquidos, quando incrementados aos masterbatches, podem gerar um produto final diferente.

Isso porque, os masterbatches são criados a partir de diferentes materiais, como milho, farinha, madeira, argila de caulim e sílica. Assim, eles podem podem ser criados com uma variedade de propriedades diferentes.

Ou seja, os masterbatches podem ser usados tanto com a finalidade de conceber durabilidade ao plástico, quanto para criar um acabamento de alto brilho.

Com isso, os aditivos são muito mais voltados para conferir melhorias mecânicas, enquanto os masterbatches transitam pelo fornecimento de propriedades e acabamento.

Tipos de aditivos para plástico

A princípio, cada um dos aditivos é utilizado para uma finalidade específica.

Os plastificantes, por exemplo, se usa em plásticos que reduzem a viscosidade e aumentam a mobilidade, além de melhorarem o processamento e a flexibilidade dos plásticos. 

Já os lubrificantes, por sua vez, reduzem a viscosidade e a fricção internas e externas dos polímeros, diminuindo a aderência do material.

Nos retardantes de chama, como o nome sugere, são aditivos para plásticos que inibem ou eliminam a propagação do fogo. Por isso, são especialmente indicados em situações em que o plástico será exposto a temperaturas elevadas e a correntes elétricas. 

Ainda tem os pigmentos e os corantes, que se aplicam para conferir coloração ao material.

Tipos de masterbatches

Os masterbatches se dividem em algumas categorias. Como o masterbatch branco, que pode se aplicar em uma ampla gama de itens na produção de plásticos.

Como, por exemplo, laminação, revestimento, tubos, termoformação, películas de proteção, fibras, entre outros.

Outra cor específica de masterbatch é o preto, nessa, o material tem base em polietileno, polipropileno e um sistema portador universal. 

Os materiais para sua produção se selecionam criteriosamente para fornecer uma ampla variedade de propriedades de alto jato, proteção UV e contato com alimentos, a fim de oferecer uma coloração única e mais qualidade ao material.

Ainda assim, é possível encontrar o masterbatch colorido, que se aplicam em termoplásticos de engenharia de alto desempenho, desde aparelhos industriais a eletrodomésticos e tecidos. Eles oferecem mais estabilidade térmica e variedade de cores. 

Assim, sendo feitos com pigmentos de alta qualidade, eles se aplicam ​​em vários processos, como cabos de isolamento, moldagem por injeção e por sopro de garrafas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo