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Dicas para o consumidor estar atento na hora da compra

Conheça alguns direitos do consumidor garantidos pelo Procon

As pessoas realizam compras diariamente em diversos estabelecimentos comerciais e, por vezes, encontram problemas em seus produtos e serviços que não conseguem resolver ou não entendem como podem ser solucionados.

Por isso, o Procon, que é o órgão de Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, auxilia os consumidores em todos os processos necessários que envolva qualquer problema referente à compra.

O Portal Plástico Virtual separou algumas dicas para o consumidor ter mais informações sobre como agir no mercado, se atentar aos seus direitos e como utilizar alguns produtos e serviços adquiridos.

  1. Nota fiscal

Exija a nota fiscal em toda compra que fizer e guarde-a. Ela é o comprovante do lugar e data em que o produto foi comprado. Caso exista algum defeito, a única maneira de provar que o produto foi comprado em determinado estabelecimento comercial é a nota fiscal.

  1. Produto com defeito

Quando um produto comprado possuir algum defeito, o consumidor tem o direito de escolher se quer realizar a troca, receber o dinheiro de volta ou solicitar algum abatimento no valor.

  1. Acidente de consumo

O uso de um produto comprado ou serviço contratado e/ou adquirido precisa ser de acordo com a finalidade dele, para que caso aconteça algum acidente de consumo, quem fabricou, vendeu ou prestou o serviço será responsabilizado.

  1. Compra de alimentos

É de suma importância que, na hora em que o consumidor for comprar um alimento, sempre observe a data de validade para ver se não está vencido ou próximo do vencimento. É fundamental também conferir se a embalagem está aberta, furada, amassada ou enferrujada.

  1. Publicidade enganosa

O consumidor deve exigir que o produto a ser comprado seja exatamente como foi anunciado na publicidade – caso não seja, não realize a compra e procure os órgãos responsáveis.

  1. Compras a distância

Ao realizar compras pela internet, telefone ou correio, veja se o fornecedor é conhecido. É fundamental observar também a variedade de formas de pagamento oferecidas pela loja – quanto mais, melhor. É uma forma de garantir retorno caso haja algum problema.

  1. Cobrança de serviço não disponível

O consumidor deve prestar atenção na prestação de serviços, principalmente os essenciais, entre eles, água e energia. Existe uma taxa mínima quando os serviços são disponibilizados, mas não são necessariamente utilizados pelo consumidor. Porém, o cliente tem o direito de questionar a cobrança de serviços não disponíveis.

No mercado é fundamental que o consumidor possa se prevenir de possíveis problemas, ficar atento e buscar o máximo de informações sobre a empresa, marca, produto ou serviço que está em processo de compra, ou que já adquiriu, seja em sites de reclamações e até verificar se existem informações no Procon do estado ou no município da compra.

O Plástico Virtual entende que aparecer para os consumidores e ter credibilidade no mercado é imprescindível, e uma das formas disso ocorrer é ter visibilidade em buscas orgânicas na maior vitrine virtual do mundo, o Google, e anunciar em um portal do segmento do plástico que seja confiável, o Portal Plástico Virtual.

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