Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Dia nacional da indústria é comemorado em maio

Conheça um pouco da história deste dia importante para o Brasil

 O dia 25 de maio é uma data extremamente importante, pois as homenagens são destinadas aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias. O setor secundário do país, como também é conhecido, podem abranger os mais variados tipos de mercado, que vão desde os produtos alimentícios até os de vestuário.

A industrialização brasileira começou a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, mas apenas com Juscelino Kubitschek é que as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no país, e fizeram com o que a economia do Brasil aumentasse de maneira considerável.

Nos dias atuais, este setor está instaurado em grande parte das sociedades, e é impossível imaginar como seria a vida sem este setor tão importante, entretanto, nem sempre foi assim.

 História dos vários setores da indústria no Brasil

 O Dia Nacional da Indústria foi escolhido no dia 25 de maio em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu nesta data, no ano de 1948. Simonsen foi engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ainda, foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A história das indústrias brasileiras é bem recente quando comparada com a de outros países, principalmente com os que vivem a Revolução Industrial do século XIX. A maior parte das realizações industriais do Brasil se referem a instalação, manutenção, consolidação e integração do parque indústria, e só na década de 90, que o Brasil, ao notar todo o ambiente industrial ao redor do mundo, decidiu adotar uma política de competitividade.

Nos anos 90, a indústria automotiva se modernizou e cresceu de maneira significativa, entre 1990 e 1997, o Brasil passou a ser o oitavo país na classificação mundial de produção de automóveis. No espaço a marca da indústria brasileira também está presente: a partir de uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, que também contaram com a colaboração da NASA.

A indústria de informática no Brasil, principalmente de hardware, não para de crescer e se desenvolver, e assim gera grandes receitas para o país e diminui a necessidade de importações e tem os estados de São Paulo e Amazonas como representantes principais.

Um exemplo de desenvolvimento da indústria no cenário brasileiro também foi a produção de petróleo, que triplicou em 1994, impulsionada pela crise de petróleo na década de 70, pois no início a economia vivia o período que foi batizado de “milagre econômico”, e com a ajuda de fortes investimentos do Estado na indústria base, o país atingiu altos índices de crescimento.

O setor petroquímico foi um dos mais beneficiados pelo cenário e seu desempenho proporcionou um importante impulso para a indústria do plástico, que teve contribuição com a nacionalização da produção de resinas. Apesar das crises enfrentadas, os transformadores foram beneficiados pelo fato de o plástico ganhar terreno em novas aplicações.

E, para comemorar o dia da indústria, o portal realizará uma ação especial com descontos e novidades incríveis. Ao longo do mês de maio, matérias diferenciadas serão postadas sobre a campanha. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo o que acontece no portal que gera negócios para o segmento do plástico!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo