Plastico Brasil
DestaqueNotícias

Descarte de defensivos agrícolas deve ser feito da maneira correta

Processo no Brasil é representativo, veja o passo a passo

A necessidade de maior produção de alimentos na agropecuária, devido a demanda crescente com menos espaços e tempos disponíveis, levou a busca por meios que proporcionassem maior rendimento na área, assim, o uso de defensivos agrícolas cresceu.

Além de ser uma atitude correta com o meio ambiente, descartar defensivos agrícolas é previsto na Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002, que afirma que as embalagens de agroquímicos, após a utilização dos produtos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra. Caso o agricultor ou administrador não realize o descarte dentro do prazo determinado ou de maneira incorreta, pode acarretar em multa.

Um fator positivo é que o Brasil, segundo o IBGE, é líder mundial na destinação ambientalmente adequada de embalagens de defensivos agrícolas utilizadas em 76 milhões de hectares de terras cultivadas. Neste ano, o Mato Grosso foi o estado que encaminhou corretamente a maior quantidade de embalagens, com 5.529 toneladas. Porém, ainda assim, é importante ressaltar que descartas as embalagens requer cuidados e tem maneiras e locais certos de se fazer. O ideal é seguir todos os passos:

1 – Lavagem: Primeiramente, é necessário esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador. Após esse passo, é importante adicionar água limpa, que deve ser jogada no tanque do pulverizador. Faça três vezes essa operação, conhecida como tríplice lavagem.

2 – Com as embalagens higienizadas, elas devem ser danificadas para que não voltem a ser utilizadas e levadas até um local adequado, como na loja ou mesmo em um posto de recebimento, indicado na nota fiscal.

3 – Quando os recipientes são devolvidos, os funcionários das unidades de recebimento as preparam para seguirem ao destino final.

4 – Até o destino final, o transporte dessas embalagens vazias é de responsabilidade dos fabricantes de defensivos agrícolas. Aquelas que não foram lavadas corretamente e as não laváveis seguem para a incineração. Já as outras são recicladas por parceiros do sistema.

Quer saber mais sobre novidades do mercado mundial do plástico? Acompanhe nossas matérias, preencha nosso formulário e receba conteúdo segmentado.

Tag

Artigos relacionados