Casa / Notícias / De onde vem o plástico?

De onde vem o plástico?

Os plásticos são materiais poliméricos, e embora tenham aparência sólida no estado final, em algum estágio do seu processamento podem tornar-se fluidos e moldáveis, por ação isolada ou conjunta de calor e pressão.

Tudo começa com moléculas (átomos ligados entre si que compartilham elétrons) e macromoléculas (centenas, milhares ou milhões de átomos). Milhares de moléculas grandes formadas por unidades repetitivas criam um polímero.

E milhares de macromoléculas (que formaram esse polímero) juntas podem ser moldadas por calor, frio e pressão para construir outros materiais, o plástico!

Papo de químico

Muitas vezes as macromoléculas são obtidas pela adição de moléculas menores, através de reações químicas entre elas. A união de milhares de macromoléculas forma um Polímero (do grego poli = muitos e meros = parte).

As propriedades dos polímeros dependem do tamanho (massa molar), da composição, da estrutura química e das interações intra e intermoleculares existentes.

São essas variações que explicam a grande variedade de resinas e a versatilidade dos materiais plásticos.

Além disso, verifique

Você conhece as descobertas da indústria 2.0?

Cientistas descobriram novas teorias, máquinas e ferramentas que auxiliassem no desenvolvimento industrial Com a revolução …