ITAL mostrará a importância de vender um produto mais seguro e de qualidade
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), através do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), oferece outra edição do curso teórico e prático de cortes cárneos bovinos e suínos. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março, no próprio instituto em Campinas (SP). Para Ana Lucia Corrêa Lemos, Diretora do CTC, “o conhecimento da desossa de carcaças e a embalagem dos cortes a vácuo passou a ser uma necessidade para os frigoríficos e casas de carnes por exigência dos consumidores, por isso, a importância do curso para os envolvidos venderem um produto mais seguro e de qualidade”.
Nas aulas teóricas serão abordados os temas: gestão de açougues; exposição de carnes no varejo; embalagens para cortes cárneos e maturação da carne bovina com abordagem do processo a seco. Já nas aulas práticas serão tratados os assuntos de planta-piloto sobre afiação de facas; estrutura do músculo e cor da carne; cortes suínos e bovinos para o mercado varejista; apresentação da lucratividade de cortes suínos com osso e sem osso e microbiologia da carne fresca.
Entre os palestrantes estão os pesquisadores do ITAL: José Ricardo Gonçalves, Manuel Pinto Neto e Márcia Haguiwara. Além de convidados como Marcos Bisnella dos Santos e Paulo Tadeu de Oliveira (consultores) e o professor Sérgio Pflanzer, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas pelo site. O público-alvo deste curso são os profissionais que trabalham na indústria de carnes, empresas que oferecem serviços de desossa (centrais de desossa), supermercados, casas de carne, empresas de embalagens, universidades e instituições de pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3743 1884 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].
Sobre o ITAL
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963 e situado em Campinas (SP), o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens e 35 laboratórios de análises e ensaios.
O ITAL conta também com uma Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/ IEC 17025 pela CGCRE/ INMETRO. Mais informações: http://www.ital.sp.gov.br.