Vitrine
Notícias

Curiosidade: peça plástica protege pizza

Poucas pessoas pensam sobre aquele pequeno dispositivo plástico colocado sob a pizza nas caixas delivery, conhecido como “guarda-pizza”, a peça foi inventada em 1980 e uma só fornecedora desse pequeno pedaço de plástico fatura US$ 8 milhões por ano

O plástico é um dos materiais mais versáteis do mundo. Ele compõe desde peças importantes da produção de um automóvel ou peças de computadores e notebook, até um simples ‘guarda-pizza’.

Essa pecinha plástica é usada por pizzarias há mais de 30 anos para proteger o produto. As pizzas para delivery são entregues em caixas de papelão que, para reduzir custo, costumam ser mais baratas e pouco resistentes. Com isso, o papelão amolece com o calor e acaba não só grudando no queijo, como também tornando pouco higiênico. Daí a importância de uma peça plástica tão pequena e tão importante.

De acordo com a Gizmodo, nos anos 1980 uma mulher de Long Island chamada Carmela Vitale tomou nota desse problema e se propôs a encontrar uma solução. Vitale criou os desenhos do guarda-pizza – ou, como ela o chamou, “salvador de embalagens” – em 1983. Ela registrou um pedido de patente de sua criação naquele ano, e sua patente foi aprovada em 1985.

Nem todas as pizzarias que trabalham com entregas usam o guarda-pizza, e o pequeno objeto é vendido hoje por menos de um centavo de dólar cada. Mas a Eater estima que uma única fabricante de guarda-pizzas pode estar faturando até US$8 milhões por ano, devido ao alto volume de vendas de pizza.

Tag

Artigos relacionados