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Cresce importações do plástico de engenharia no Brasil

O plástico nobre PA 6 indica o maior crescimento industrial, em comparação aos demais

Segundo a Abiquim, as importações do plástico de engenharia PA 6 e 6.6, do Brasil, totalizaram 60.348 toneladas no ano passado.

Mais de 14.000 toneladas em comparação a 2020, que já era considerado um ano de alta para importações dos termoplásticos.

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Dessa forma, um outro plástico de engenharia com alta importação é o ABS, que somou um total de 86.132 toneladas importadas em comparação às 67.044 de 2020.

Já o SAN, alcançou um total de 15.971 toneladas importadas em 2021, acima dos 9.909 de 2020.

Nesse sentido, as importações de POM, tiveram uma tímida alta, atingindo 29.376 toneladas em 2021 comparado aos 27.238 do ano anterior.

Agora, o PBT teve 17.532 importações brasileiras em 2021, enquanto 2020 registrou 12.194 toneladas importadas.

Isso porque, nos últimos anos, estes termoplásticos passaram por uma crise mundial quanto ao abastecimento, devido às fortes oscilações nos preços.

Assim, talvez contribuindo para a ascensão destas importações agora no presente.

Os termoplásticos nobres frente ao cenário atual

Alguns plásticos de engenharia configuraram uma carência mundial pela baixa produção do material.

Por exemplo, o POM, atualmente é o plástico nobre de menor produção e maior escassez no mundo todo.

Uma vez que, sua produção é centrada em poucas companhias, isso porque ano após ano o material tem perda de valor.

Apesar disso, outros plásticos nobres ocupam cada vez mais espaço no mundo, como é o caso do PA 6, que tem pressão de custos na Ásia.

Bem como, existe uma grande diferença entre os preços do PA 6 e do PA 6.6.

Com isso, o PA 6 tende a ocupar ainda mais espaço nas indústrias.

Nessa perspectiva, o PA 6.6, nos últimos anos, vive preços em desequilíbrio e oferta oscilante, sofrendo pressão de custo na Europa.

Portanto, os plásticos de engenharia sofrem pela concentração da produtividade de fibra de vidro na Ásia.

Sendo um esforço atravessado no ano passado com problemas na oferta e no custo mundial.

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