Braskem
COVID-19EconomiaEmpresaNotíciasPlástico

[COVID-19]: Reforma de respiradores durante pandemia: iniciativa salva vidas

Campanha do Estado de Santa Catarina e SENAI oferece reforma de respiradores para hospitais públicos no combate ao novo coronavírus

Buscando ajudar os hospitais durante a pandemia do novo coronavírus, os ISI’s (Institutos Senai de Inovação do Brasil) desenvolveram um projeto para reformar respiradores de forma gratuita, com parceria entre GM, BMW, Nidec (Embraco), Whirlpool e SLS Hospitalar, além do Instituto SENAI de Inovação e da Unidade SENAI de Educação em Joinville.

Alceri Antonio Schlotefeld, gerente de inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser e Responsável pela iniciativa e manutenção em SC afirma “atualmente no país já temos 3388 equipamentos recebidos nos 40 pontos de manutenção existentes. Destes, 1200 já foram devolvidos e estão na ativa novamente em hospitais públicos ou privados que receberam seus equipamentos novamente funcionando, de forma gratuita”.

O recurso financeiro para aquisição de peças, componentes e insumos para a manutenção, foram feitos por empresas e instituições parceiras que viram na iniciativa um impacto muito grande na sociedade. Cada respirador pode impactar em até 10 vidas e até agora o trabalho de reforma já impactou na vida de 12000 pessoas.

O responsável pela iniciativa e manutenção em SC explica “a demanda chega através do contato dos hospitais do estado que nos acionam informando a demanda. Este hospital e seus equipamentos são, então, cadastrados para terem rastreabilidade, e entram para nosso sistema de controle. Caso o hospital tenha condições de entregar o equipamento no nosso ponto de manutenção (que em SC) está localizado no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, em Joinville, é feita a entrega. Caso contrário, a empresa GM, parceira desta iniciativa, disponibiliza o transporte para buscar o equipamento. Uma vez no ponto de manutenção, o equipamento passa por desinfecção, quarentena de 12h”.

Schlotefeld finaliza “para a calibração destes equipamentos, contamos com uma empresa de engenharia clínica (SLS Hospitalar) que executa todas as etapas de calibração e certificação de forma voluntária dentro desta iniciativa. Para a devolução, além da empresa GM, contamos também com o apoio da defesa civil do estado e do aeroclube de SC que disponibilizou 9 aeronaves para apoiar na logística de devolução em locais de maior dificuldade de acesso”.

Até o momento, em Santa Catarina, o SENAI conta com 89 respiradores recebidos, 55 aparelhos entregues, 3 aparelhos em manutenção e aguardando ainda mais 20 aparelhos.

Esta nota diária é uma ação do Portal Plástico Virtual em parceria com as revistas Embanews e Ferramental, e a Feira Interplast.  Nos unimos para vencermos juntos a atual situação, além de mantermos você atualizado com as principais informações a respeito do atual momento em que vivemos. Para saber mais sobre o Projeto: Juntos para vencer a pandemia, assista ao vídeo.

Preencha o nosso formulário para receber mais novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link