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[COVID-19]: Marketing de rede: tudo o que você precisa saber

O artigo de Nando Gaspar explica a importância de um marketing para a sua empresa para captar novos clientes neste período de pandemia

Mostrando a importância de estarmos unidos neste momento, e apresentado medidas para a sua empresa, o artigo de Nando Gaspar, CEO da Studio Doze Comunicação explica qual como ter um marketing de rede para a indústria.

O que você já ouviu falar sobre marketing de rede? Esse sistema há muito vem causando muita discussão no Brasil, enquanto que em países como Estados Unidos mais e mais pessoas lucram diariamente com ele. Será que se trata de algo ilegal? Cumpre o que promete? Como, afinal, começar?

Bem, essas são algumas das perguntas que responderemos ao longo desse texto, para que você saiba tudo o que precisa sobre o assunto e decida por conta própria se deseja ou não implementar em sua empresa.

Afinal, o que é o marketing de rede?

Como o próprio nome sugere, o marketing de rede é um sistema de trabalho no qual a empresa produtora recruta vendedores capazes de vender o produto diretamente ao consumidor final, recebendo uma comissão por isso. Cada vendedor pode, além de conseguir seus próprios clientes, recrutar novos vendedores, o que também lhe gera lucro e ajuda na formação de uma rede de trabalho.

Simples assim: não existem intermediações entre a produção e o consumidor, apenas o vendedor, que possui liberdade para trabalhar suas vendas da forma que achar melhor, desde que siga as regras impostas pela empresa em si.

O que ocorre, porém, é que esse formato de trabalho não raramente é confundido com o “esquema de pirâmide”, perdendo a credibilidade para algumas pessoas.

Enquanto o primeiro funciona plenamente dentro da lei e trabalha com produtos e lucros REAIS para todos os envolvidos, o segundo baseia-se em produtos inexistentes ou que não são de nenhuma forma úteis para o consumidor final, além de focar basicamente somente no dinheiro, o que definitivamente não é o foco do marketing de rede.

E como trabalhar com o marketing de rede?

Para trabalhar com o marketing de rede é preciso entender o conceito e, claro, entender que ele em nada se assemelha às famosas pirâmides. Aliás, se formos falar de comparativos, o que mais se aproxima é o sistema de afiliados, igualmente aceito no país.

O segundo passo é compreender que, embora dê mais liberdade e lucros do que um “trabalho normal”, esse tipo de marketing exige uma boa dose de dedicação e paciência. Estima-se, por sinal, que somente após 4 ou 5 anos a operação se torne realmente sólida a ponto de o vendedor ter clientes fidelizados.

A vantagem aqui, é que, como conhecedores do ramo plástico, o conhecimento na área já é um grande passo. O que será necessário definir será:

Estudo sobre consumidor final e concorrência

Quais são seus reais benefícios? Por que o consumidor compraria de você, e não de outra marca? Como chegar até esse consumidor?

Redefinir o público que será atendido

É preciso definir claramente para quem se pretende vender. O ideal, aliás, é criar uma persona, especificando suas dores e como o produto vendido pode ajudá-la.

Estudo e respeito sobre as regras estipuladas

Por qual valor o produto deve ser vendido? Qual a porcentagem da comissão? Há a liberdade para que o vendedor recrute quantas pessoas desejar, ou há um número máximo que deve ser respeitado?

E, por falar em respeito, todas as regras estipuladas devem ser seguidas por todos, incluindo novos vendedores que começaram por convite de outros, pois só assim se construirá um sistema realmente sólido de trabalho. Uma boa liderança, nesse sentido, deve ser constante, tanto por parte do dono do negócio quanto por parte dos vendedores em si.

Aliás, fica a pergunta: será que você é um bom líder? Se a resposta for não, é imprescindível desenvolver a liderança que existe em você, pois ela será fundamental para o seu sucesso no marketing de rede.

Esta nota diária é uma ação do Portal Plástico Virtual em parceria  com as revistas Embanews e Ferramental, e a Feira Interplast. Nos unimos para vencermos juntos a atual situação, além de mantermos você atualizado com as principais informações a respeito do atual momento momento em que vivemos.
Para saber mais sobre o Projeto: Juntos para vencer a pandemia, assista ao vídeo.

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