mc components muck maq
COVID-19EmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoSustentabilidade

[COVID-19]: Desafios do PET diante ao novo coronavírus

Coleta e reciclagem de material PET enfrentam dificuldades no mercado devido ao coronavírus

A situação do novo coronavírus trouxe dificuldade tanto para a coleta de materiais como para a demanda por produto reciclado, que representa o principal desafio para que o Brasil mantenha a curva de crescimento da reciclagem do PET verificada nos últimos anos.

Por ser uma commodity internacional, o mercado do PET acaba sendo orientado pelo preço do petróleo no mercado mundial, que tem levado à redução do valor da resina virgem perante o reciclado. Embora a atual taxa de câmbio compense boa parte dessa queda, isso pressiona para baixo o preço do material reciclado, tanto na etapa da coleta como na atividade industrial.

O Brasil reciclou 55% das embalagens de PET descartadas pela população em 2019. O volume equivale a 311 mil toneladas do produto, que geraram um faturamento de mais de R$ 3,6 bilhões.

Segundo o 11º Censo da Reciclagem do PET no Brasil, elaborado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET). O grupo está dividido entre recicladores (22%); aplicadores (70%); e integrados, que fazem a reciclagem e também utilizam o material na fabricação de itens que retornam ao mercado (8%).

Para Auri Marçon, diretor executivo da ABIPET “o crescimento verificado em 2019 é reflexo do fortalecimento da economia circular, composta por uma indústria diversificada, que utiliza o PET reciclado em seus produtos. A criação dessa cadeia, feita ao longo de 20 anos, resulta em uma demanda consistente, que cria valor à reciclagem do PET”.

Para o diretor da Abipet, o aumento da reciclagem só virá a partir da construção de grandes centros de triagem para separar materiais. “Somente essas iniciativas, associadas ao descarte correto, serão capazes de abastecer as linhas de reciclagem. Precisamos impedir que as embalagens continuem sendo enterradas em lixões e aterros, resultando em um desperdício de matéria-prima que poderia gerar emprego, renda e, preservar o meio ambiente”, conclui.

Esta nota diária é uma ação do Portal Plástico Virtual em parceria  com as revistas Embanews e Ferramental, e a Feira Interplast. Nos unimos para vencermos juntos a atual situação, além de mantermos você atualizado com as principais informações a respeito do atual momento momento em que vivemos.
Para saber mais sobre o Projeto: Juntos para vencer a pandemia, assista ao vídeo.

Preencha o nosso formulário para receber mais novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar