Caxias do Sul, um dos maiores polos industriais do mercado plástico no Brasil, responsável por 11 mil empregos diretos, e por conta de seu sindicato, Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho), comunica que foi publicado, o Decreto nº20.855, que autoriza, a partir de 06 de abril, a retomada das atividades industriais na cidade de Caxias do Sul, utilizando 25% da mão de obra preexistente.
Para a retomada gradativa, as empresas devem oferecer álcool gel 70% e/ou água e sabão nas áreas de trabalho. Distanciamento mínimo para evitar a contaminação e transmissão do COVID-19. Utilização de regime home office para os colaboradores que possam realizar suas atividades à distância e aumento dos turnos de refeição, para redução do número de colaboradores nos refeitórios.
A Portaria determina também a observância às disposições do Decreto Estadual nº 55.154, de 01 de abril de 2020, no que diz respeito a adoção das medidas de prevenção ao COVID-19. Por fim, o Decreto estabelece que a data e as condições para a retomada integral das atividades industriais dependerão da situação epidemiológica do Município de Caxias do Sul.
As secretarias estaduais de saúde até o momento, contabilizam 12.240 infectados em todos os estados brasileiros. O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena até 22 de abril, com o objetivo de conter o avanço do coronavírus.
O dólar abriu em queda, sendo negociado a R$5,20. A Colômbia estendeu sua quarentena até 26 de abril. A China, país onde surgiu a epidemia do coronavírus, tem seu primeiro dia sem mortes pela doença, e o número vem caindo há semanas.
O diretor comercial da PavanZanetti, Newton Zanetti, afirma que a empresa está sentindo os impactos do COVID-19 com muita intensidade, pois fornecedores estão parados, atrasando os fornecimentos, trazendo atrasos na produção. “Tomamos medidas como home office para setores administrativos e férias antecipadas. Estamos receosos, mas sabemos que a empresa não pode parar. Sabemos que teremos impacto na produção com redução do volume produzido, atrasos de entrega, prazos mais longe de entregas futuras e redução drástica de capital de gira”, explica.
Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.