Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Cor de produtos plásticos melhorar a reciclagem

Cor de produtos plásticos pode melhorar a reciclagem

A cor de produtos plásticos, especialmente os usados em eletrônicos, tem impacto direto na sua reciclagem. Isso porque, a coloração dos materiais, como plástico preto, em particular, apresenta grandes desafios na triagem. Assim, diminuindo o seu valor comercial e dificultando sua reciclagem. No entanto, a adoção de novas cores e tecnologias surge como uma opção para otimizar o processo e reduzir o desperdício.

Plástico preto em produtos eletrôncios

De acordo com a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), apenas 25,6% dos resíduos plásticos são reciclados no Brasil. Esta baixa se refere, em grande parte, aos polímeros usados em eletrônicos, que constituem uma grande parte do lixo tecnológico gerado no país.

Leia mais:

Isso acontece devido a dificuldade de reciclar o material na coloração preta, já que ele representa cerca de 60% de material usado nesses aparelhos.

Os desafios relacionados à cor no processo de reciclagem

Usado amplamente em dispositivos eletrônicos portáteis, polímeros representam até 35% dos materiais desses aparelhos. Porém, segundo dados da Abiplast, o plástico preto aparece em 60% das produções. 

Sendo assim, devido à adição de corantes e outros componentes durante a produção, os detectores de infravermelho — tecnologia amplamente utilizada nas centrais de reciclagem para identificar materiais — têm dificuldade em reconhecer o plástico preto,. Desse modo, resultando em uma alta taxa de rejeição. 

De acordo com estimativas da indústria, até 80% das 230 mil toneladas de plásticos de aparelhos eletrônicos que entram no sistema de logística reversa seguem para destinos incorretos.

Assim, esse desafio também afeta o valor comercial do plástico reciclado. Afinal, com o excesso de oferta de plástico preto no mercado, o valor desse material torna-se significativamente menor. 

Nesse sentido, Robson Esteves, presidente da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), explica que o excesso do material reciclado disponível reduz o preço. COm isso, tornando sua reciclagem menos atraente para empresas do setor​

Mudança de cor como solução para aumentar o valor de mercado

Diante disso, uma das soluções mais discutidas para mitigar o impacto do plástico preto é a alteração das cores dos produtos e embalagens. 

A indústria de eletrônicos e outros setores que utilizam grandes quantidades de plástico preto estão começando a explorar o uso de cores neutras ou mais claras. Assim, a identificação na triagem acontece mais facilmente, o que resultará no aumento das taxas de reciclagem.

Além disso, a mudança de cor pode aumentar o valor comercial do material reciclado, incentivando ainda mais a economia circular. Com a demanda crescente por produtos sustentáveis, o plástico reciclado de alta qualidade tem potencial para se tornar um ativo valioso no mercado. Assim, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo