Copo descartável consome menos água, diz estudo
O estudo mostra que todo o processo de fabricação e reciclagem de um copo descartável consome muito menos água e energia do que as meras lavagens dos copos reutilizáveis
Uma avaliação realizada pela ACV Brasil aponta que copos descartáveis consomem menos água e energia do que os copos reutilizáveis, mostrando-se, surpreendentemente, mais ecológicos.
O estudo teve como objetivo identificar o hábito de consumo de água em um ambiente corporativo – com grande fluxo de pessoas – utilizando os produtos, reutilizáveis e descartáveis.
Durante a avaliação foram considerados 25 mil litros de água divididos em doses de 200ml para um grupo de 100 pessoas.
Copo descartável
Considerando que cada pessoa utilizaria duas vezes o copo descartável antes de jogá-lo fora, isso significa que 62.500 copos descartáveis seriam usados para consumir essa quantidade de água (25 mil litros).
Copo reutilizável
No caso dos copos reutilizáveis, a quantidade usada seriam apenas os 100, no entanto, seria necessário lavá-los a cada duas utilizações, totalizando 625 lavagens para essa quantidade de água.
Comparação
Copos descartáveis utilizam 26 ml de água desde sua produção até descarte e reciclagem. Já os copos reutilizáveis consomem 232 ml para cada lavagem mecânica e 1.200 ml de água para cada lavagem manual.
Ou seja, o consumo de água para toda a fabricação e reciclagem de um copo descartável é quase 10 vezes menor do que o de uma só lavagem mecânica de um copo reutilizável. E o número é mais assustador no caso de lavagens manuais: o copo reutilizável consome quase 500 vezes mais água.
Já em relação ao gasto energético, o copo descartável em todo o seu ciclo de vida usa 6,66 wh/copo contra 16 wh/copo reutilizável em lavagem mecânica.
Outros detalhes a serem considerados
Há sempre a questão da sustentabilidade e descarte do copo. Sim, o plástico pode poluir o meio ambiente. Mas no caso de copos descartáveis o material é totalmente reciclável e, quando descartado corretamente, pode se converter em outro produto. Basta que as pessoas façam o descarte consciente.