Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Contribuições do plástico para medicina

O Movimento Plástico Transforma desenvolveu um e-book focado em explicar o uso inovador do plástico. Além de destacar suas contribuições na vida diária e suas aplicações transformadoras na área da saúde

Contribuições do plástico para medicina

No segmento da saúde, questões como a inovação tecnológica tornam-se indispensável para melhoria nas produções e evoluções na medicina. Por isso, tratar do uso adequado do plástico e suas diversas aplicações também se torna crucial.

Na imagem aparecem duas mãos em volta de uma representação do mundo feita com material plástico

Isso porque, o material também contribui significativamente para o aprimoramento da segurança dos procedimentos médicos e para a otimização dos sistemas de saúde.

Nesse sentido, com o intuito de mostrar como o plástico ajuda a área médica, o Movimento Plástico Transforma desenvolveu um e-book para apontar os benefícios dessa união. No e-book: “Plástico na Medicina – Uma inovação que transforma vidas”, o movimento apresenta dicas importantes, como, por exemplo, a aplicação deste material na área da saúde. 

Além disso, o livro digital busca demonstrar o uso versátil do material neste setor, bem como ressalta os caminhos sustentáveis trilhados pela área. De modo que, ainda, o e-book coopera na promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos pacientes. 

Leia mais:

Diante das inúmeras realizações do plástico e do assunto incluso no e-book, Simone Carvalho, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma explica: “Acreditamos que, só a conscientização e a entrega de informações corretas sobre o plástico, como ele deve ser usado no dia a dia e descartado corretamente, são capazes de mudar a visão da sociedade sobre este material, criado com o objetivo de facilitar a vida das pessoas”.

Conheça as aplicações do plástico na área médica

Seguindo essa perspectiva, o plástico se aplica, também, no primeiro momento, aos dispositivos médicos, como seringas, cateteres, próteses e equipamentos para diagnósticos por imagem. Isso acontece porque o plástico possui uma capacidade impressionante de manutenção do processo de esterilização. Sua maleabilidade e durabilidade também aparecem como fatores de destaque para seu uso na medicina.

Todas essas características ajudam a diminuir o risco de contaminações e infecções, de modo que torna o material a solução ideal para a área da saúde.

Da mesma forma, as embalagens para medicamentos, que desempenham um papel fundamental na preservação da eficácia e segurança dos produtos. Tendo em vista que as embalagens plásticas, em particular, possuem um grande valor, devido a sua resistência à umidade, luz e contaminação. 

As embalagens, ainda, garantem que os medicamentos permaneçam íntegros e seguros ao longo do armazenamento e transporte, contribuindo para a qualidade e eficácia dos tratamentos.

Nas próteses e implantes, o uso do plástico possui uma contribuição significativa, pois melhora a qualidade de vida de pacientes que precisam de substituição de órgãos ou membros. Assim, a versatilidade deste material permite que esses dispositivos se adaptem ao corpo humano de forma confortável e segura, inclusive, reduzindo muito a rejeição pelo corpo humano. Da mesma forma em equipamentos avançados para diagnósticos. 

Contribuições significativas do plástico

Já na odontologia, o plástico aparece em forma de resina, se aplicando em restaurações dentárias, alinhadores invisíveis e até em fios ortodônticos. 

O PVC, um material amplamente usado no setor, conta com maleabilidade, flexibilidade e resistência boas. Sem contar que sua capacidade hermética de selagem torna o material requisitado também na fabricação de bolsas de sangue.

Afinal, o material entrega esterilidade e segurança, permitindo que as bolsas sejam projetadas em diferentes tamanhos para diversas funcionalidades.

Por estar presente em equipamentos de ventilação mecânica e respiradores e transportes de insumos médicos, o plástico ganha destaque pela contribuição durante a pandemia de Covid-19. Principalmente em suas aplicações em máscaras, luvas e aventais. Bem como de escudos faciais e outros, que por serem produzidos em plástico, contam com a leveza, facilidade de limpeza e proteção contra possível contaminação.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo