Blob Web
Notícias

Conheça tipos de robô usados na Indústria Plástica

Com um mercado cada vez mais voltado para tecnologia, é necessário automatizar sua indústria plástica. Os robôs são tecnologias aplicáveis e em alguns casos mais baratas. Conheça os tipos mais comuns

 

Se é importante investir em automação para manter-se competitivo na indústria plástica e otimizar seus sistemas, é igualmente necessário conhecer os robôs em que planeja investir. Há várias opções no mercado atual. Conheça um pouco sobre elas.

Os robôs industriais possuem diferentes níveis de autonomia. Alguns robôs são programados para realizarem ações repetidamente sem nenhuma variação, com um nível elevado de precisão. Outros são mais flexíveis com relação à orientação do objeto em que trabalham ou com o trabalho que realizam sobre o objeto, o qual pode eventualmente ser identificado pelo robô.

Eles dividem-se em Sprue Pickers, robôs laterais, robôs cartesianos e robôs multieixos.

Mais simples e mais baratos do mercado atual, os Sprue Picker, também conhecidos como manipuladores, possuem três eixos e são acionados por servomotores. Sua função é a extração do canal de injeção do molde, utilizando uma pinça (normalmente com um sensor para detectar a presença ou não do canal) ou ventosas de sucção para a retirada de peças simples.

 

Os robôs laterais são usados para produzir peças de ciclos rápidos, paredes finas e para a tecnologia de in mould labelling. Podem ser extremamente rápidos, mas são parametrizados, com poucas alterações permitidas.

Com três eixos principais de controle atuando de forma linear, o robô cartesiano move-se em linha reta sendo usado, por exemplo, em aplicações automatizadas de moldagem por injeção.

E os robôs multieixos, nos quais o cartesiano também se inclui, são aqueles que permitem articulações. Podem ter 3, 5 ou 6 eixos e diversas aplicações.

 

Plástico Virtual

Já está conectado ao Facebook, Twitter e LinkedIn do Plástico Virtual? Nessas redes sociais divulgamos curiosidades, dicas sustentáveis e notícias diariamente! Conecte-se com a gente!

Navegue, ainda, por nossas páginas de anúncios de produtos relacionados à Indústria Plástica. É possível fazer cotações gratuitas.

 

Tag

Artigos relacionados