Super Finishing
NotíciasPlástico

Conheça quatro vantagens de usar tecnologias de controle remoto sem fio

Empresas começam a investir em novas tecnologias que trazem mais segurança e reduzem custos

As aplicações de segurança de máquinas evoluíram de proteções físicas para as atuais tecnologias de controle remoto sem fio. Embora proteger a força de trabalho seja o principal objetivo de uma solução de segurança de máquina, os sistemas sem fio oferecem benefícios adicionais e oportunidades de economia, como:

  1. Melhor mobilidade e eficiência do operador

Os sistemas sem fio permitem que os operadores controlem e monitorem a aplicação sem estarem próximos. Um exemplo seria um guindaste ou guincho usado para transportar equipamentos pesados ​​em uma fábrica. Com um alcance de até 50 metros, o operador pode trabalhar com eficiência a uma distância segura.

  1. Redução do tempo de instalação e manutenção aprimorada

Em uma situação de controles com fio, o cabeamento da estação de controle é responsável por 15% do custo de instalação. Como os custos de material continuam aumentando, os instaladores precisam considerar cuidadosamente o ambiente, especialmente onde o cabeamento pode ser danificado. O tempo de substituição e a manutenção de tal cabeamento podem resultar no desligamento de máquinas por períodos prolongados. Com um sistema de controle remoto sem fio, o tempo de instalação e comissionamento é significativamente reduzido.

  1. Diagnóstico aprimorado

Manter e monitorar as aplicações é fundamental para garantir a segurança do operador. Com a exibição nos controles remotos sem fio, os operadores podem visualizar facilmente o diagnóstico da máquina, o que melhora o processo de manutenção. Por exemplo, os usuários podem definir parâmetros e alarmes do sistema, e o sistema os notificará com um aviso que indica a causa da parada da máquina. Além disso, é possível definir os limites de proteção ao sistema para autorizar o movimento da máquina sob condições específicas, que ajuda a garantir a segurança do pessoal da fábrica e a evitar danos em uma instalação.

  1. Segurança funcional

A evolução da segurança eletromecânica para a eletrônica, e os níveis crescentes de funcionalidade resultantes, exigem soluções de segurança que integram inteligência para monitorar e controlar movimentos não intencionais de uma máquina ou alterações inesperadas em um processo. Isso inclui abordar a questão das paradas operacionais, em que o controle de parada não remove a fonte de alimentação dos atuadores. A função de movimento deve ser monitorada para impedir movimentos não intencionais de uma máquina quando o operador libera o botão.

O uso crescente de controles sem fio móveis e acionamentos de velocidade variável exige o monitoramento de todas as funções relacionadas da máquina (Categoria 2 de acordo com a norma EN ISO 13849-1), não apenas para funções de parada, mas também para funções de movimento. Isso já é exigido na atual Diretiva Europeia de Máquinas 2006/42/CE.

Os sistemas de controle remoto sem fio mais avançados integram o monitoramento da função de parada (até Performance Level E e Categoria 4 de acordo com EN ISO 13849-1) e função de movimento (Performance Level C e Categoria 2 de acordo com EN ISO 13849-1) sem a necessidade de dispositivos de segurança adicionais.

O que vem pela frente?

O uso de sistemas de controle remoto sem fio em aplicações críticas de segurança, que integram a funcionalidade de parada de emergência, aumentará em aplicações nas quais a mobilidade do operador é benéfica tanto para a segurança quanto para a produtividade.

A segurança deve continuar sendo o principal motivo para adotar sistemas de controle remoto sem fio. No entanto, os fabricantes de máquinas e os usuários finais também devem considerar fatores como tempo e custos de instalação reduzidos, melhor mobilidade do operador e maior percepção para manutenção preventiva. Combinados, esses fatores oferecem uma vantagem competitiva significativa em relação a uma solução com fio.

Autor: André Duarte – Gerente de Produto de Controle e Sinalização na Schneider Eletric Brasil

Tag

Artigos relacionados