braskem
Notícias

Conheça o papel estratégico das embalagens na indústria de alimentos e bebidas

Pesquisa da CNI aponta que 75% das marcas investiram em inovação e design de suas embalagens

As embalagens possuem papel fundamental na indústria A&B. Elas conservam os alimentos e bebidas mantendo a sua integridade, além de informar o consumidor sobre o conteúdo do que está sendo adquirido.

Outro ponto a ser destacado é a função atrativa da embalagem, o que agrega mais valor ao produto comercializado. “Se a embalagem conseguir contar para as pessoas que aquele produto é novidade, tem informação diferente, tem um aditivo especial, ele terá mais valor, destaca professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, Antônio Cabral.

Essa recomendação se reflete nos resultados de uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que verificou que 75% das marcas que investiram em inovações no design de suas embalagens tiveram incremento de vendas, sendo que 41% delas também reduziram seus custos de produção.

Como desenvolver uma embalagem inovadora

Para desenvolver uma embalagem de modo que ela exerça uma função eficiente e mais produtiva, diminuindo custos e prazos, é fundamental que o produto para o qual será destinada seja conhecido com muita clareza.

É necessário saber como o alimento ou a bebida em questão se deteriora e de que forma a embalagem pode contribuir para a sua proteção. Nesse contexto, principalmente com foco em eficiência e economia, é essencial conhecer o tempo de validade do produto.

Quanto à inovação no segmento, além do design diferenciado, a embalagem deve promover inovação, no sentido de garantir que não haja perda.

Outro ponto importante é planejar o dimensionamento correto da embalagem. Com isso, consegue-se reduzir custos com processos logísticos, otimizando a ocupação de espaços e do transporte.

Fonte: Fispal

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo