Bulher
Mais LidasNotíciasPlástico

Conheça mais como funciona o processo de descarte dos cartões

Saiba como descartar seus cartões de forma correta e segura

Todos os cartões que utilizamos são feitos a partir de materiais plásticos, mas nem sempre os descartamos da maneira correta e ficam guardados por muito tempo, ou são descartados em lixo comum, o que acarreta anos para degradação além de levar a contaminar o solo, prejudicam seres vivos, entre outros.

Os cartões de crédito, débito ou até mesmo cartões usados para identificação, podem ser feitos a partir do plástico PVC, que podem levar até 500 anos para decomposição, além do poliéster, policarbonato e ABS. Já a parte magnética é feita a partir de pequenas barras plásticas à base de ferro.

Além disso, os cartões são completamente recicláveis e podem ser triturados, derretidos e transformados em placas de plástico, e são capazes de serem transformados em diversas coisas, como:

  • Fabricação de cadeiras;
  • Tubos de PVC;
  • Baldes;
  • Pranchetas;
  • Outros cartões.

Pensando nisso, começou a iniciativa do Papa Cartão, que visa o descarte correto e com segurança de cartões, possuindo postos de sistema de coleta seletiva e já está presente em mais de 80 pontos pelo Brasil todo.

Com objetivo de o próprio dono destruir seu cartão, o Papa Cartão não necessita de energia elétrica, é necessário apenas que o cartão seja inserido na posição correta e girar uma manivela que irá cortá-lo em sete pedaços, auxiliando assim, na reciclagem do cartão e ajudando o meio ambiente.

Qualquer empresa, organização, associação pode alugar o ponto seletivo, além de personalizar para o seu negócio, podendo ser encontrado em Shoppings, Aeroportos, Feiras, Metrô, Eventos, entre outros.

O processo após a destruição dos cartões é a coleta dos ecopontos periodicamente e direcionado para a fábrica, assim, é feito uma triagem para separação de pedaços, valorizando ainda mais a matéria prima, após essa seleção, é triturado, tirando quaisquer informações que ainda possam aparecer. Os pedaços são depositados em prensas e assim passam por um processo de transformação, dando origem a diversos produtos sustentáveis.

O Papa Cartão é a primeira empresa a criar uma economia circular para cadeia produtiva dos cartões plásticos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo