Conheça Caio de Alcântara Machado, o pioneiro nas feiras de negócios no Brasil
Primeira feira de negócios revolucionou o cenário econômico brasileiro, mostrando estratégias inovadoras para as empresas
Caio de Alcântara Machado é conhecido como o pai das feiras de negócios no Brasil. Criador de eventos como o salão do automóvel, UD e a Fenit, construtor do Parque Anhembi (SP), complexo de exposições de 50 hectares, que com o passar do tempo foi ampliado.
Alcântara nasceu em São Paulo no dia 30 de abril de 1926, se formou em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) e deu início a sua carreira profissional aos 14 anos, quando foi trabalhar em um cartório de protestos de seu pai, o deputado Brasílio Machado Neto.
Apesar de ser formado em Direito, o que sempre chamou sua atenção eram as vendas e o marketing, e com esse espírito empreendedor recebeu o título da Legião de Honra da França, em 1976 e os prêmios publicitários Clio Awards nos anos seguintes.
A ideia de fazer uma feira de negócios no Brasil, surgiu em uma viagem nos Estados Unidos, quando teve contato com este mercado diferente que apresentava ótimos resultados e estratégias inovadoras, se encaixando perfeitamente no cenário econômico brasileiro da época.
Quando retornou ao país, começou a elaborar novas estratégias para o negócio de sua família, as lojas Assumpção, que possuía 35 endereços pela cidade. Instalando televisores na loja-sede da rede, com a recém-chegada ao Brasil, como os televisores eram caros, acabavam atraindo o público para o seu estabelecimento.
Em 1954, em sociedade com o seu irmão José, ele inaugurou a Alcântara Machado Publicidade, primeira agência brasileira em um tempo que a publicidade era dominada por multinacionais.
Mas o sucesso só foi alcançado em 1958, com o primeiro evento que mudaria o cenário econômico brasileiro, a Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit), que contou com o apoio de diversas personalidades importantes que faziam parte do seu círculo de amigos, como o presidente da República, deputados e empresários de várias multinacionais.
Após a Fenit, a Alcântara Machado realizou aproximadamente 600 feiras nos próximos anos, como a Feira Mecânica Nacional, Feira de Utilidade Doméstica (UD), Salão do Automóvel, Salão da Criança, entre outros, promovendo o Brasil na América Latina e no mundo.
A Alcântara Machado, passou a se chamar Reed Exhibition, após uma parceria seguida de aquisição da grande marca estrangeira em 2007, alavancando este mercado para a modernização de ferramentas e gestão de marketing que foram totalmente renovadas para serem aplicadas neste segmento.
Atualmente, o empreendedorismo fundado por Alcântara promove 2 mil exposições por ano, vistas como as mais importantes no Brasil e na América Latina, sendo responsáveis por 50 mil empregos diretos e mais de 700 mil indiretos. Suas feiras atraem expositores e visitantes de mais de 80 países de todos os continentes.
E você, quer fazer parte deste mercado que vem conquistando cada vez mais espaço? É simples. Com o Plástico Virtual a sua empresa recebe a divulgação que merece, pois o portal está presente nas principais feiras do mercado do plástico como parceiro e expositor, levando em seu estande a divulgação de seus anunciantes, proporcionando a visibilidade que seu negócio precisa para expor a sua marca.