Casa / Notícias / Plástico / Conheça as funções de uma extrusora plástica

Conheça as funções de uma extrusora plástica

Aplicada ao ambiente industrial, os plásticos são extrudados por essas máquinas para produzir filmes para embalagem de alimentos (ou para embalagens em geral), folhas de isolamento ou revestimento, peças automotivas e produtos tubulares

 

Equipamento usado para empurrar ou puxar um material através de um molde, a máquina de extrusão produzir um grande número de produtos comerciais que incluem tubos de plástico, folhas de plástico e muitos outros componentes.

No ambiente industrial de plásticos, as funções de uma extrusora plástica passam por produzir filmes para embalagens – de alimentos ou não -, folhas de revestimento, peças automotivas e produtos tubulares.

Em outras indústrias, as funções de uma extrusora podem ser desde criar aço ou fio de cobre até produzir alimentos. Além disso, as funções de uma extrusora ainda contemplam inúmeras vantagens, como a ampla gama de complexas seções transversais que podem ser criadas e até a possibilidade de formar materiais quebradiços.

 

Mas o que é uma máquina de extrusão?

Um exemplo prático e bem simples é a forma como um padeiro usa um saco de confeitar. O creme fica dentro do objeto e conforme é espremido, esse creme vai assumindo uma forma. O bocal, nesse caso, seria o molde da extrusora.

Em um âmbito industrial, esse é o mesmo princípio usado por máquinas extrusoras industriais, que forçam a matéria-prima, que pode ser plásticos, metais, alimentos, ingredientes farmacêuticos, por meio de um molde, seja quente ou fria. Reforçando, portanto, o fato de as funções de uma extrusora podem incluir criar produtos contínuos ou apenas forçar o produto para fora do molde.

 

Quente ou frio

O material a ser produzido é um dos detalhes que precisam ser levados em consideração ao optar por formá-los em temperatura fria ou quente. As duas formas de processo são possíveis.

 

Nesse caso precisa ser quente

Quando o material a ser extrudido é o plástico, há necessidade de aquecimento ao ponto de fusão antes de utilizar. Para facilitar a passagem da matéria-prima pelo molde e, consequentemente, criar as peças.

Algumas funções da extrusora usam um mecanismo alimentador semelhante ao da moldagem por injeção.

 

Outro processo

A extrusão a frio, por sua vez, é também um processo de extrusão comum só que é normalmente limitada a metais tais como o estanho, o chumbo, aço, alumínio e cobre. Esse tipo de processo não leva a oxidação e ainda promove melhores acabamentos de superfície, além de serem mais rápidos.

Uma máquina de extrusão a frio é usada para produzir itens como pistões automotivos, cilindros de aço, e muito mais.

 

Opções de extrusoras

No site Plástico Virtual você encontra anúncios de extrusoras dupla rosca, mini Extrusoras Para Laminados, mini extrusoras para filme plano e muitas outras opções que podem ser aplicadas à sua indústria, além de linhas especiais. Acesse o site e escolha o produto que precisa.

 

Mais informação para você

Quer saber mais sobre as funções de uma extrusora ou mesmo sobre o mercado de plásticos? Assine o Informativo Semanal do Plástico Virtual e receba tudo isso diretamente no seu e-mail.

Além disso, verifique

Cientistas pesquisam material plástico que se autodestrua

Com os novos polímeros será capaz a reciclagem química nas indústrias Hoje, a divergência entre …