Blob Web
Notícias

Conheça as etapas do processo de reciclagem

Quem começa o ciclo de reciclagem do plástico? Você! A coleta seletiva é a primeira etapa desse grande ciclo pelo Meio Ambiente

O plástico é 100% reciclável e o ciclo da reciclagem começa com o consumidor, na coleta seletiva dos produtos plásticos. O material recolhido é levado para os Centros de Triagem onde é separado pelo tipo de plástico em sua composição, identificado por meio de números (de 1 a 7). 

Separados os tipos de plásticos, são levados para as recicladoras, onde são executadas a fragmentação (moagem), lavagem, separação, secagem e extrusão.

Destes processos sai à matéria-prima, que é enviada para os transformadores. Estes, por sua vez, transformam em novos produtos plásticos, fechando o ciclo da reciclagem e promovendo a sustentabilidade. 

Não tem coleta seletiva na sua casa?

Bom, esse não é um problema. Hoje a maioria das cidades conta com pelo menos um PEV (Posto de Entrega Voluntária). E existem diversas formas para saber onde encontrá-los.

A primeira opção é ligar no telefone 156 na prefeitura de sua cidade e se informar se há ou não coleta seletiva na sua região e o dia em que passa. Caso realmente não haja, o atendente poderá informar a localização do PEV.

Mas quer uma forma ainda mais prática? O app ‘Reciclagem de Plásticos’ conta com quase 2 mil PEVs em 20 estados do Brasil cadastrados. Nele, você será indicado para o PEV mais próximo de sua localização.

Viu só? Não tem mais desculpa para não reciclar!

Tag

Artigos relacionados