Braskem
CursoEmpresaNotíciasPlástico

Conheça algumas dicas para engajar em treinamentos corporativos

A startup DSkills traz para as empresas maneiras de inovar e incentivar a aprendizagem dos funcionários

A DSkills é uma startup que oferece treinamentos em segurança de trabalho, mas de maneira não convencional, em formato on-line e com uso da gamificação. Esses métodos trazem benefícios a empresa contratante e aos colaboradores que a utilizam.

A startup busca desmistificar a relação que as pessoas têm dos cursos normativos como monótonos e cansativos, tendo como objetivo, que as empresas não vejam a segurança do trabalho como um custo, mas sim como investimento.

Você já recebeu uma convocação para participar de um treinamento em sua empresa e logo atrelou isso a algo chato e monótono? Infelizmente, dependendo da estratégia utilizada nesses treinamentos, cria-se essa crença de que eles não possuem nada de interessante a oferecer.

Por isso, a sócio fundadora Fabiana Miranda nos trouxe cinco dicas de como engajar seus funcionários nos treinamentos corporativos, a fim de mostrar que todo conhecimento além de ser bem-vindo, pode ser muito divertido de aprender. Assim, você como responsável pelo desenvolvimento organizacional, já pode inserir em seu plano de ação para os próximos treinamentos e oferecer uma jornada de aprendizado prazerosa para os colaboradores da sua empresa.

Anotem essas dicas:

1- Explique o porquê da participação do colaborador no treinamento, quais são os benefícios que ele irá receber, não se trata somente de cumprir um cronograma, mas há um objetivo: o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Os adultos, para que possam aprender, precisam entender a importância do que será aprendido e como isso será aplicado em seu dia a dia.

2- Utilize formatos diferentes e permita que os colaboradores possam vivenciar cada um deles, diversifique entre: presencial, EaD, Híbrido (presencial + EaD), podcast, jogos, dinâmicas e atividades práticas.

3Na escolha do formato, se atente ao design instrucional, que é fundamental para atrair os colaboradores e facilitar a compreensão dos treinamentos. O design, como o próprio nome já diz, é um desenho que proporciona um melhor entendimento do conteúdo e torna a navegação mais intuitiva

4- Promova uma experiência de imersão nos conteúdos, utilizando storytelling em seus treinamentos. Com o storytelling é possível relacionar as atividades do dia a dia profissional e a mensagem é absorvida com muito mais facilidade e eficiência.

5- Aposte na Gamificação e transforme uma atividade que poderia ser maçante em um momento lúdico e descontraído. Entre os diversos formatos possíveis para treinamentos corporativos, a gamificação é um dos que trazem hoje os melhores resultados, pois ao misturar competição, recompensa e diversão, é possível instruir, influenciar comportamentos e incentivar para resultados nas atividades rotineiras.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link