Bulher
EmpresaNotíciasPlástico

Companhia lança novo filamento de PEEK para aplicações 3D industriais

O novo material da Evonik de PEEK conta com alta resistência térmica amplia portfólio de produtos

A Evonik desenvolveu um novo filamento imprimível em 3D à base de PEEK (poliéter-éter-cetona). O material de alta resistência térmica e química é particularmente indicado para a fabricação aditiva de exigentes peças plásticas industriais.

O polímero de alta performance pode ser processado em tecnologias comuns de impressão 3D por extrusão como a fabricação de filamentos fundidos (FFF) ou a modelagem de deposição fundida (FDM). A Evonik está lançando o novo filamento com a marca INFINAM PEEK 9359 F.

Com o INFINAM PEEK 9359 F, a Evonik agora oferece um novo filamento para aplicações 3D industriais. O filamento de PEEK de cor natural, com diâmetro de 1,75 mm, é enrolado em bobinas de 500 g adequadas para uso direto em impressoras 3D FFF/FDM padrão para materiais de PEEK. Graças a suas propriedades únicas, como alta resistência mecânica, resistência à hidrólise, ou retardante de chamas inerente, ele é particularmente adequado para a produção de peças em 3D leves, de alta performance, para as indústrias aeroespacial, automotiva e de petróleo e gás. 

Quando comparadas com aço inoxidável, as peças em 3D produzidas com INFINAM® PEEK 9359 F são aproximadamente 80% mais leves e 30% mais tenazes, com excelente resistência à fadiga. Essa combinação de propriedades faz com que o novo filamento da Evonik seja o material de alta performance preferido em substituição ao metal em aplicações exigentes de pouco peso. INFINAM PEEK 9359 também confere excelente resistência ao desgaste e baixa fricção por deslizamento, tornando o produto ideal para a fabricação de peças estruturais leves.  

Os componentes em 3D impressos com o INFINAM® PEEK 9359 F podem resistir efeitos térmicos de longa duração de 250°C ou efeitos térmicos de curta duração de mais de 300°C.

Sylvia Monsheimer, responsável pela área de Additive Manufacturing & New 3D Technologies na Evonik destaca que após o sucesso comercial do filamento de PEEK para tecnologia médica, estamos agora ampliando o leque de produtos para incluir um tipo de material industrial. “Usamos o nosso poder de inovação na química dos polímeros para manter a constância no desenvolvimento e na comercialização de novos filamentos, pós, ou fotopolímeros a fim de diversificar o panorama de materiais e, dessa maneira, possibilitar uma infinidade de aplicações 3D”.

A Evonik reúne suas competências no setor da impressão 3D em seu Additive Manufacturing Innovation Growth Field. O foco estratégico se concentra no desenvolvimento e na fabricação de novos materiais de alta performance para importantes tecnologias de impressão 3D. Nesse contexto, a Evonik agrupou o seu leque de materiais prontos para uso sob a nova marca INFINAM.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link