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Como a escolha da Pantone para 2020 movimenta o mercado plástico

Não é só na moda que o Classic Blue será bastante utilizado. A indústria de masterbatches se prepara para atender a demanda pelas cores que regem o ano e movimentam o mercado

A Pantone, é uma empresa americana de consultoria de cores, e anualmente divulga uma cor dentro da sua tabela que é eleita a cor do ano. Para 2020 o escolhido foi o Classic Blue (azul clássico, referência 19-4052).

A cor do ano é retirada do sistema de padrões de cores que mais influenciam o mundo da moda, mundo têxtil, casa e design e todo o processo é feito com apuração e análise das tendências. Segundo a marca, o Classic Blue traz as qualidades de introspecção, clareza, comunicação, com base confiável, levando uma tranquilidade, sendo uma cor atemporal, e elegante.

Na indústria do plástico a escolha da Pantone interfere diretamente nas escolhas dos transformadores, e assim, do mercado como um todo. Para garantir que as peças plásticas sejam fiéis às cores da Pantone, os masterbastchesentram em ação. É por isso que o mercado de concentrado de cores precisa estar atento às novidades, e assim, atender a demanda dos seus clientes de forma rápida.

Segundo a diretora da Colorfix, Judi Fardo Lucena, a cor do ano é divulgada em dezembro pela Pantone, com outras tendências para cada estação do ano. “O segmento que demanda de um volume maior de desenvolvimentos é o segmento de cosméticos”, comentou.

Para garantir que seus clientes tenham acesso ao que há de mais moderno no mercado de cores, a Colorfix desenvolve um catálogo de tendências com 20 cores que estarão em alta. De tons quentes como o laranja ao clássico azul do ano, a marca também aposta no aumento da procura por produtos sustentáveis. “Para 2020 observamos uma forte movimentação na busca de produtos sustentáveis ou que agregam sustentabilidade ao processo e também produtos biodegradáveis. Cremos que nos próximos anos materiais voltados para essa linha terão que fazer parte das prateleiras das empresas de transformação, visto que o consumidor final tem se voltado fortemente para os cuidados com o meio ambiente”, completou Judi.

Atualmente a empresa possui diversos tipos de produtos, que vão das cores sólidas da cartela Pantone, até a linha Marble, que reproduz os padrões de mármore, madeira e madre pérolas. A cor do ano interfere na forma como o público deseja aquele produto, além de garantir novas estratégias de mercado, movimenta a cadeia produtiva e garante que, frequentemente, haja interesse por produtos reinventados.

A cor do ano influencia, além do mercado plástico, o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em setores como moda, embalagem, design industrial e até alimentício. Para escolher a cor do ano, a Pantone realiza estudos que interferem no poder de decisão de uma pessoa, usando a psicologia das cores e através do marketing que busca atrair o público de forma assertiva com as cores em seus produtos.

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