Como a confiança da indústria se comportou no primeiro semestre de 2024?
A CNI divulgou que o comportamento da indústria no primeiro semestre de 2024 foi moderado. O ICEI registrou oscilações ao longo dos meses, mas manteve-se acima dos 50 pontos, linha que separa confiança da falta de confiança
Como a confiança da indústria se comportou no primeiro semestre de 2024?
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que a confiança da indústria no primeiro semestre de 2024 mostrou-se moderado. Nesse sentido, conforme o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) de junho, mês que marca o final da primeira parte do ano, sofreu algumas oscilações.
Ainda sim, em todos os meses o indicador permaneceu acima da linha de 50 pontos, a margem que separa confiança da falta de confiança.
Sendo assim, a CNI relembra que em janeiro a confiança da indústria marcou 53,2 pontos; em fevereiro 52,7; março registrou 52,8; abril 51,5. Já em maio a confiança foi 52,2 pontos e em junho 51,4 pontos.
Leia mais:
- ColombiaPlast reúne líderes do setor de plásticos
- International Award 2025 vai premiar empresas por inovação e sustentabilidade
- ABIMAQ promove 9º Congresso da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Diante desse cenário, Larissa Nocko, economista da CNI, explica: “Ainda há outros fatores econômicos que afetam a confiança do empresário industrial, como a Reforma Tributária, que ainda está em fase de regulamentação; e como as taxas de juros que, apesar de terem recuado em relação ao ano passado, ainda seguem em um patamar que restringe a atividade econômica”.
Resultados do mês de junho
Durante o mês de junho o ICEI recuou 0,8 ponto, indo de 52,2 pontos para 51,4 pontos. Enquanto isso, o Índice de Condições Atuais caiu de 47 pontos para 46,2 pontos, demonstrando uma compreensão mais negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas, se comparado aos últimos seis meses.
Já o Índice de Expectativas regrediu de 54.8 pontos para 54,0 pontos. Embora continue acima da linha de 50 pontos, a queda mostra um otimismo moderado quanto à economia e às empresas para os seis meses seguintes.
Portando, de modo geral, a confiança da indústria para o começo do ano está acima da linha divisória. No entanto, está abaixo da média histórica de 54 pontos, e bem abaixo quando comparada ao mês de junho dos anos passados, como em 2021 que marcou 61,7 pontos e junho de 2022 com 57,8 pontos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.