Com volume de negócios que ultrapassam R$ 1,6 bi, Feiplastic tem saldo positivo em 2019
Feira, que terminou na última semana, teve 50 mil visitantes durante os cinco dias
A Feiplastic (Feira Internacional do Plástico) encerrou seus cinco dias de evento com saldo positivo, segundo organizadores. Com público de mais de 50 mil expositores, a feira trouxe, além dos expositores, rodadas de negócios internacionais, que chegaram a R$ 67,5 milhões, sendo desses R$ 14,9 mi já contabilizados e fechados durante os cinco dias de feira.
Para Leandro Lara, diretor da Reed Exhibitions, um dos objetivos da feira é fazer essa conexão entre empresários de toda a cadeia produtiva do plástico. “A Feiplastic é reconhecida pela alta capacidade de atrair compradores qualificados e conectá-los com as soluções mais inovadoras do mercado”, explica Leandro Lara.
Além das rodadas internacionais, a feira também promoveu as rodadas nacionais, com mais de 120 reuniões com 12 empresas compradoras, dentre elas Colgate e Ambev. De acordo com a organização, 96% das reuniões foram avaliadas pelos compradores e expositores participantes como boa ou ótima e com expectativa de negócios. A expectativa é de R$ 21 milhões.
A feira contou com a visitação de mais de 50 mil pessoas de 30 países durante os cinco dias de feira. Dos visitantes internacionais, 86% são da América do Sul, 6% Europa, 4% América do Norte e 2% África. Foram mais de 1000 marcas expositoras em um espaço de 35 mil m².
Inova Plastic
Uma das novidades da Feiplastic foi a arena Inova Plastic, que contou com diversos painéis e expositores debatendo estratégias, inovação e o futuro do plástico em aplicações alinhadas às novas necessidades da sociedade, do mercado e seus impactos na natureza.
Além da função de gerar negócios para o setor do plástico a FEIPLASTIC assumiu a missão de desmistificar a vilania do plástico. “A visão negativa que se construiu em torno do plástico é muitas vezes emocional. As alternativas que temos a este produto muitas vezes são piores em termos de sustentabilidade ambiental e financeira”, disse Fábio Buckeridge, CDO da Braskem durante a palestra Inovação na Era Digital no Inova Plastic.
Sustentabilidade e Economia Circular
Em parceria com a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e com apoio da Braskem, a feira trouxe para essa edição uma novidade na Operação Reciclar, que transcendeu o pavilhão de exposições, com 8 horas de coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo ao conjunto habitacional Cingapura. Ao todo foram coletadas 33 toneladas na operação outside.
A FEIPLASTIC 2019 contou ainda com o espaço interativo “Movimento Plástico Transforma”, que apresentou ações para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios do plástico. Uma iniciativa pioneira do PICPlast, que apresenta o plástico como aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade e que pode mudar o nosso futuro.