Super Finishing
Notícias

Cientistas consideram momento atual como ‘Era do Plástico’

Estudo de uma universidade do Reino Unido aponta que o plástico produzido no mundo nas últimas décadas poderia envolver o planeta em várias camadas, caso fosse todo filme plástico. Segundo a pesquisa, o material pode fossilizar e ser considerado um vestígio da contemporaneidade

 

Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, sugerem que estejamos na ‘Era do Plástico’, já que este material está presente em quase tudo o que usamos no cotidiano. Segundo eles, o plástico pode vir a fossilizar e ser considerado daqui a milhares de anos como rastro da era em que vivemos.

O mesmo estudo aponta que se todo o plástico fabricado nas últimas décadas fosse filme transparente, seria possível cobrir a superfície da terra em várias camadas. De acordo com o professor Jan Zalasiewicz, da Universidade de Leicester, a cada três anos produzimos 1 bilhão de toneladas de material plástico no mundo.

O estudo sugere que a superfície do planeta, tanto sua terra firme como os oceanos, está sendo alterada notavelmente pela produção destes materiais de longa duração fabricados pelos seres humanos, e como consequência estamos entrando em uma autêntica ‘Idade ou Era de Plástico’.

Os plásticos estão por todas as partes, desde nas embalagens de nossos alimentos, até nas caixas de remédios, para proteger e deixa-los livres de germes.

Por serem materiais inertes e difíceis de se degradar os plásticos transformam-se em uma parte do solo. Segundo os cientistas, os plásticos podem viajar milhares de quilômetros, presos nos “grandes remendos de lixo oceânico que flutuam em distintas partes do mar; ficar depositados em praias distantes; ou, eventualmente, podem afundar até o fundo do mar para se transformar em uma parte das camadas geológica do futuro”.

 

Sustentabilidade

Aqui no Plástico Virtual você fica por dentro de tudo o que acontece no universo dos plásticos e também as últimas campanhas sociais e em favor do Meio Ambiente.

Acompanhe as notícias do Plástico Virtual também pelas redes sociais. No Facebook, Twitter e Linkedin são divulgadas diariamente dicas, curiosidades e informações importantes sobre o mundo dos plásticos.

Tag

Artigos relacionados