Bulher
Mais LidasNotíciasPlástico

Cataflix: série no Youtube que mostra que os catadores têm muito para nos ensinar

O programa, produzido pela ONG Pimp MY Carroça, quer mostrar os rostos, a opinião e as histórias de quem faz a reciclagem acontecer

O movimento Pimp My Carroça, ONG que desde 2012 luta pelo reconhecimento social e econômicos das catadoras e catadores de materiais recicláveis, entre seus esforços de dar visibilidade para esses trabalhadores que coletam 90% de tudo que o Brasil recicla, apresentam: Cataflix. Com o objetivo de criar conteúdo relevante sobre a reciclagem e o universo dos catadores, o Cataflix é um programa dentro do canal do Youtube do Pimp My Carroça, onde os youtubers serão catadores.

João Bourroul, coordenador de comunicação do Pimp My Carroça diz que o público do programa é tanto o gerador de resíduo quanto o próprio catador, até porque um não vive sem o outro. “A melhor forma do gerador de resíduo se conscientizar sobre sua responsabilidade na cadeia da reciclagem é ouvindo o que um catador tem pra falar. Catadores são agentes ambientais e professores. Eles sempre foram influenciadores em potencial – a gente só colocou uma câmera para registrar o imenso conhecimento desses trabalhadores”.

Apesar do Cataflix ser gravado em São Paulo, o programa reflete o caráter nacional do Pimp My Carroça e do seu app, o Cataki. Ou seja, ao longo do programa, são feitas várias inserções de catadores do Brasil todo, além de vídeos de outros especialistas trazendo outros detalhes sobre o tema do episódio. O Cataflix é resultado de uma parceria entre Pimp My Carroça e Nestlé, empresa apoiadora do programa. 

Com mais de 15 mil visualizações desde que foi lançado em 2020, dois novos episódios estão no ar, dessa vez, tratando do universo das embalagens longa vida. O conteúdo inédito, apresentado por Carlos Thadeu e Caio César, faz parte da Cataki+LongaVida, uma nova iniciativa voltada para catadoras e catadores autônomos e cooperativas de materiais recicláveis da cidade de São Paulo.

Os episódios: “Embalagem da Tetra Pak: onde ela está no ciclo de reciclagem?” e “Cataki+LongaVida e a importância de remunerar” foram lançados, respectivamente, nos dias 8 e 15 de outubro. O cenário de cada episódio é um painel de grafite, feito exclusivamente para o programa por um grafiteiro convidado, e cada cenário retrata o tema do programa em questão.

Sobre o Cataki 

Lançado em 2017 pela ONG Pimp My Carroça, o Cataki é o aplicativo que faz a conexão direta entre o gerador de resíduos e o catador de materiais recicláveis. Atualmente, há aproximadamente 4 mil catadores conectados na plataforma – e espalhados por mais de mil cidades do Brasil. Até hoje, já foram realizados cerca de 300 mil downloads do Cataki. De acordo com uma pesquisa realizada pela Move Social, em média, o Cataki aumenta em 64% a renda dos catadores cadastrados no app. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, o app permite que o usuário visualize o profissional da reciclagem mais próximo e negocie a retirada e o pagamento pelo serviço.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo