Banner Diamante Plástico 24 horas
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Casas de plástico reciclável, Canudos e talheres com bioplástico 100% compostável e plástico do futuro

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Uma empresa californiana que inova no setor de construção ao oferecer casas feitas de plástico reciclado e fibra de vidro. A Strawplast lançou a CascaBrasil, uma linha de utensílios sustentáveis feita com bioplástico 100% compostável da ERT Bioplásticos. “Plástico do futuro", que utiliza materiais renováveis e reciclados, prometem uma decomposição mais rápida e um descarte mais eficiente

Casas de plástico reciclável, Canudos e talheres com bioplástico 100% compostável e plástico do futuro

Casas de plástico reciclado e a partir de impressão 3D

Uma empresa californiana, a Azure Printed Homes, está à frente de uma inovação no setor de plástico, oferecendo casas construídas com plástico reciclado e fibra de vidro, de forma rápida, sustentável e acessível.

Assim, ao utilizar materiais reciclados como base para a construção, a Azure Printed Homes demonstra um compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular. A empresa utiliza uma resina de polímero reforçada com fibra de vidro, que além de ecologicamente correta, oferece alta resistência e durabilidade às estruturas.

A tecnologia de impressão 3D permite a construção de casas personalizadas e sob medida, com um design flexível. Bem como a possibilidade de criar formas complexas que seriam impossíveis com métodos tradicionais. 

Além disso, o processo se destaca por sua automatização, o que reduz significativamente o tempo de construção e os custos de mão de obra.

De acordo com uma reportagem da Newsweek, a abordagem da Azure Printed Homes diminui consideravelmente a dependência de materiais de construção tradicionais, como madeira e cimento. Essa metodologia reduz os custos em aproximadamente 30% e minimiza o impacto ambiental.

As unidades habitacionais são projetadas online pelos compradores por meio de um configurador e fabricadas em Los Angeles. Com o uso de automação, o processo se mostra 70% mais rápido do que os métodos convencionais. Assim, permitindo que as casas sejam entregues em até quatro semanas.

Utensílios sustentáveis em bioplástico compostável

A Strawplast, referência na fabricação de descartáveis do Brasil, lançou a CascaBrasil, uma nova linha de utensílios sustentáveis para alimentação, feita com bioplástico 100% compostável da ERT Bioplásticos. Inicialmente, a linha chega ao consumidor com canudos e talheres.

A CascaBrasil, parte de um movimento da Strawplast, visa oferecer produtos mais eficientes e sustentáveis. Sendo assim, as produções se apresentam como um resultado de cinco anos de investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para atender às demandas atuais e futuras.

O bioplástico produzido pela ERT vem da fermentação de cana-de-açúcar, resultando no PLA (poliácido-lático). Alguns produtos da linha CascaBrasil contam com reforços de fibras naturais de madeira, garantindo uma alta porcentagem de base biológica em sua composição. De origem vegetal e com descarte compostável, o material se transforma em adubo em até 180 dias, sem gerar microplásticos.

Nesse sentido, o CEO da empresa, Sandri Schlickmann, ressalta o empenho em incorporar soluções sustentáveis que realmente contribuam para a preservação do meio ambiente. De maneira que não comprometa a funcionalidade dos produtos.

Assim, Schlickmann afirma: “Analisamos o mercado e percebemos que, embora existam alternativas sustentáveis, como talheres de madeira e canudos de papel, muitas vezes elas não atendem às expectativas dos consumidores em termos de funcionalidade e usabilidade. A escolha do bioplástico da ERT visa superar essas limitações”.

De acordo com Schlickmann, o comprometimento da linha CascaBrasil com a sustentabilidade se destaca pela associação da empresa à ABICOM (Associação Brasileira de Biopolímeros e Compostagem), que promove o uso de produtos compostáveis e apoia tecnologias alinhadas à economia circular.

Kim Fabri, CEO da ERT, destaca a parceria com a Strawplast como mais um avanço importante para expandir o uso do plástico biodegradável. E também aumentar a produção da ERT, que tem sede em Curitiba e está prestes a abrir uma nova unidade em Manaus.

Frente a isso, Fabri ressalta: “A expertise técnica da ERT tem sido fundamental para desenvolver produtos que unem usabilidade e sustentabilidade. Com o lançamento da CascaBrasil, a Strawplast está liderando a transformação e inovação na indústria plástica ao incorporar o bioplástico em sua linha de produção”. 

Plástico do futuro 

O plástico, se tornou um dos principais materiais utilizados na fabricação de diversos produtos, como brinquedos, celulares e notebooks. Isso porque, com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação ambiental, discussões sustentáveis têm apontado para novas produções, como o “plástico do futuro”.

Diante dessa realidade, muitas grandes marcas já estão se movimentando em direção à sustentabilidade. Em agosto deste ano, a Lego anunciou que substituirá os materiais fósseis usados na fabricação de seus blocos por plásticos renováveis e reciclados.

A Mattel, um referência no setor de brinquedos, comprometeu-se a utilizar plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica em todos os seus produtos até 2030.

Enquanto no setor tecnológico, a Samsung também tem feito progressos, incorporando materiais reciclados em seus dispositivos, como os smartphones Galaxy S23 5G e o notebook Galaxy Book3 Ultra, que utilizam plásticos reciclados de garrafas PET, redes de pesca descartadas e barris de água.

Sendo assim, os plásticos do futuro, feitos a partir de matérias-primas biodegradáveis ou recicladas, permite sua decomposição mais rápida e evita a acumulação de resíduos. Nesse sentido, há diversas opções de plásticos sendo desenvolvidas para beneficiar o meio ambiente. A transição para esses materiais também traz mudanças significativas na fabricação dos produtos. 

Além disso, o descarte desses novos plásticos acontece mais rapidamente em processos de reciclagem tradicionais. Em suma, a adoção do plástico do futuro na fabricação de celulares e notebooks tem o potencial de tornar o planeta mais sustentável e até mesmo aumentar a vida útil dos dispositivos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo